Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Estudantes e servidores de Aquidauana farão análise do IFMS

PDI 2024-2028

Estudantes e servidores de Aquidauana farão análise do IFMS

Comunidade acadêmica poderá participar das reuniões na quarta e quinta-feira, 17 e 18. Confira as opções de horário
por Juliana Aragão publicado: 15/08/2022 13h21 última modificação: 18/08/2022 14h57

O Campus Aquidauana do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) será o próximo a fazer a análise dos ambientes interno e externo da instituição. Nesta semana, estudantes e servidores da unidade terão a oportunidade de realizar esse diagnóstico, como parte do processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para 2024-2028.

Ao participar da reunião, a comunidade acadêmica ajudará a identificar forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do IFMS, por meio da aplicação da ferramenta de gestão Matriz Swot (do inglês Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats).

Na quarta-feira, 17, as reuniões serão das 9h às 11h30, 14h às 16h30 ou 19h às 21h. Na quinta-feira, 18, o encontro será só pela manhã, das 9h às 11h30. Os servidores irão se reunir na biblioteca do campus, e os estudantes na sala 4. Os interessados deverão optar por apenas um dos horários para participação.

A aplicação da Matriz Swot é organizada e realizada pela Subcomissão de Planejamento Estratégico para o PDI 2024-2028.

• Reuniões com servidores da Reitoria seguem até esta terça-feira, 16 - Foto: Ascom/IFMS

• Reitora Elaine Cassiano abriu os trabalhos na Matriz Swot na Reitoria - Foto: Ascom/IFMS

• Matriz Swot é coordenada pela Subcomissão de Planejamento Estratégico do PDI 2024-28 - Foto: Ascom/IFMS

• Em Corumbá, servidores participaram no dia 3 e estudantes no dia 11 de agosto - Foto: Campus Corumbá

• Em Campo Grande, servidores e estudantes participaram nos dias 8 e 9 de agosto - Foto: Campus Campo Grande

Demais unidades - Na Reitoria, a Matriz Swot começou a ser aplicada na manhã desta segunda-feira, 15. Os servidores interessados em participar da atividade ainda têm duas opções de horários: hoje, das 14h às 16h30, e nesta terça-feira, 16, das 9h às 11h30. As reuniões estão sendo realizadas no auditório do Incra (prédio vizinho).

"É por meio da Matriz Swot que nossos estudantes e servidores têm a oportunidade de indicar o que precisa ser melhorado no IFMS. E acredito que tanto a comunidade acadêmica quanto a instituição estão mais maduras, em relação ao PDI passado, para fazer essa análise dos ambientes interno e externo", destacou a reitora Elaine Cassiano.

Na abertura da atividade, a reitora Elaine Cassiano ressaltou a importância da ferramenta de gestão.

"É por meio da Matriz Swot que nossos estudantes e servidores têm a oportunidade de indicar o que precisa ser melhorado no IFMS. E acredito que tanto a comunidade acadêmica quanto a instituição estão mais maduras, em relação ao PDI passado, para fazer essa análise dos ambientes interno e externo", destacou a reitora.

No Campus Campo Grande, a atividade foi promovida nos dias 8 e 9 de agosto.

Em Corumbá, a análise dos ambientes interno e externo do IFMS foi feita por servidores no dia 3 de agosto, e por estudantes no último dia 11.

Nos demais campi, a Matriz Swot será aplicada até setembro, de acordo com o cronograma organizado pela Subcomissão:

Unidade Datas
Campus Aquidauana 17 e 18 de agosto
Campus Campo Grande 08 e 09 de agosto
Campus Corumbá 03 de agosto (servidores) e 11 de agosto (estudantes)
Campus Coxim 22 e 23 de agosto
Campus Dourados 25 e 26 de agosto
Campus Jardim 12 e 13 de setembro
Campus Naviraí 29 e 30 de agosto
Campus Nova Andradina 05 e 06 de setembro
Campus Ponta Porã 24 e 25 de agosto
Campus Três Lagoas 14 e 15 de setembro
Reitoria 15 e 16 de agosto

Os dados obtidos com a Matriz Swot aplicada nas 11 unidades da instituição irão subsidiar, posteriormente, a construção do Mapa Estratégico do IFMS, documento em que serão estabelecidos os planos e ações para o alcance dos objetivos esperados pelo período de 2024 a 2028.

PDI 2024-2028 - O novo Plano de Desenvolvimento Institucional irá nortear as ações do IFMS entre 2024 e 2028.

O Plano tem a função de estabelecer os objetivos e metas institucionais para as áreas do ensino, pesquisa, inovação, pós-graduação, extensão, gestão de pessoas, infraestrutura física e tecnológica, instalações acadêmicas, organização administrativa e gestão orçamentária.

O PDI 2024-28 terá 14 eixos temáticos, previstos no Decreto nº 9.235/207. São eles:

• Perfil Institucional
  • Metodologia
  • Planejamento Estratégico
  • Projeto Pedagógico
  • Cursos, Seleção e Ingresso
  • Atendimento ao Discente
  • Gestão de Pessoas
  • Acessibilidade
  • Avaliação e Acompanhamento
  • Monitoramento, Controle e Revisão
  • Gestão Financeira e Orçamentária
  • Gestão de Riscos
  • Infraestrutura

O processo de construção do documento prevê etapas de participação social, com audiências públicas, o Congresso do Mapa Estratégico e a Consulta Pública à minuta do Plano.

Saiba mais sobre o processo de elaboração na página do PDI 2024-2028.

Dúvidas e pedidos de informações sobre o assunto devem ser encaminhados para .