Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Estudantes podem se inscrever para mobilidade acadêmica

Estudantes podem se inscrever para mobilidade acadêmica

Segue até 27 de julho prazo de inscrição para participação em Projeto Práticas e Habilidades Interpessoais para uma Rede Voltada à Inovação na América Latina (LAPASSION)
por Vinicius Vieira publicado: 19/07/2022 08h57 última modificação: 19/07/2022 08h57

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com seleção aberta para mobilidade acadêmica de estudantes de graduação, para participação em projetos e ações multidisciplinares relativas ao Projeto Práticas e Habilidades Interpessoais para uma Rede Voltada à Inovação na América Latina (LAPASSION, na sigla em inglês).

O selecionado irá integrar um dos grupos de trabalho do Programa, com atividades no período entre 19 de setembro a 25 de novembro de 2022, em Itumbiara (GO), nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).

Os interessados devem se inscrever por formulário disponível no Google Forms até 27 de julho. É necessário digitalizar em PDF, em arquivo único, os seguintes documentos:

• Histórico escolar com comprovante de Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) e CI (Coeficiente de Integralização), que poderão ser emitidos pelo próprio estudante, acessando o Sistema Acadêmico do IFMS;
  • Certificados de conclusão de projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação que tenha desenvolvido até à data de submissão do projeto;
  • Certificados de participação em eventos técnico-científicos (participação em congressos e seminários nacionais ou internacionais);
  • Premiação em eventos técnico-científicos;
  • Certificados de línguas estrangeiras (não obrigatório, porém poderá ser utilizado como critério de desempate).

O Termo de Aceitação e Compromisso do Estudante Bolsista (Anexo I do edital) também deverá ser submetido no ato da inscrição.

O edital nº 053/2022, com todas as regras do processo seletivo, está disponível na Central de Seleção

Requisitos e auxílio - Podem participar acadêmicos dos cursos de graduação que cursem, no mínimo, o segundo semestre e tenham frequência regular. Também são requisitos ter nacionalidade brasileira e idade igual ou superior a 18 anos até o ato de inscrição.

O interessado deve também ter CRA médio igual ou superior a 7,5 e CI entre 25% e 75% da carga horária total do curso de graduação em que esteja matriculado.

O estudante não pode estar no último semestre do curso, nem possuir vínculo empregatício ou ter sido contemplado com projeto de mobilidade acadêmica para o mesmo período.

A seleção será realizada por comissão indicada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), conforme critérios e tabela de pontuação disponíveis do item 6 do edital.

A previsão é que o resultado final seja publicado no dia 8 de agosto. Além do estudante selecionado para o programa, outros quatro alunos irão compor lista de espera.

O selecionado receberá auxílio para participação no valor de R$ 6 mil, baseado na previsão de despesas de dez semanas, considerando moradia, alimentação e transporte.

LAPASSION - A iniciativa tem como objetivos criar uma rede de colaboração internacional em busca de projetos de inovação científica e apoiar o intercâmbio de pesquisas de natureza científica, visando ao aperfeiçoamento profissional e a experiência em pesquisa multidisciplinar de estudantes dos cursos superiores.

Mais informações estão disponíveis no site do LAPASSION (em inglês).