Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Estudantes podem solicitar carteira digital de identificação

Estudantes podem solicitar carteira digital de identificação

Carteirinha que garante descontos em diversos serviços é oferecida gratuitamente no aplicativo MS Digital. Saiba como ter o documento
por Juliana Aragão publicado: 09/06/2022 14h01 última modificação: 23/06/2022 12h21

Os estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) interessados em ter a Carteira Digital de Identificação Estudantil (CDIEMS), emitida pelo Governo do Estado, podem solicitar o documento de forma virtual. A emissão é gratuita e feita por meio de um aplicativo multiplataforma.

Alunos matriculados em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação nos dez campi do IFMS podem solicitar a carteirinha. O documento não está disponível para os estudantes dos cursos livres e de Formação Inicial e Continuada (FIC).

"A carteira permitirá aos discentes um maior acesso aos eventos artísticos e desportivos do estado, complementando as ações de ensino, pesquisa e extensão e reforçando o acesso à cultura e ao lazer", ressalta o pró-reitor de Extensão, Danilo Teles.

O pró-reitor de Extensão, Danilo Teles, destaca que a CDIEMS garante uma série de direitos aos estudantes.

"A carteira permitirá aos discentes um maior acesso aos eventos artísticos e desportivos do estado, complementando as ações de ensino, pesquisa e extensão e reforçando o acesso à cultura e ao lazer, fundamentais para a ampliação do grau de consciência social do estudante e a construção da sua cidadania", ressalta.

Como solicitar o documento - O primeiro passo é instalar no celular ou computador o aplicativo MS Digital, disponível nas lojas virtuais Google Play Store (Android) e APP Store (Iphone).

Inicialmente, o estudante precisa se registrar informando o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF), nome completo, e-mail de contato e número do telefone celular. Em seguida, será preciso criar uma senha.

Ao acessar o aplicativo, o interessado deve clicar em Educação e fazer a solicitação da Carteira Digital de Identificação Estudantil. Serão solicitadas as seguintes informações: município onde estuda, instituição de ensino, grau de escolaridade, código do aluno ou número da matrícula, data de nascimento, e-mail, e RG do estudante e do responsável.

Uma foto do responsável segurando a própria carteira de identidade ou de um documento que comprove a responsabilidade sobre o estudante deve ser enviada pelo sistema do aplicativo.

Realizado o cadastro pelo estudante, os gestores da plataforma entrarão em contato com um servidor do IFMS, previamente indicado pelo diretor-geral do campus onde o aluno está matriculado, que deverá confirmar a veracidade das informações prestadas pelo solicitante. Se tudo estiver correto, a carteirinha será emitida pelo próprio aplicativo.

Em caso de dúvida sobre a emissão do documento, os estudantes devem se dirigir à Central de Relacionamento (Cerel) ou Coordenação de Gestão Acadêmica (Cogea) dos campi.

CDIEMS - Lançada em agosto de 2021, a Carteira Digital de Identificação Estudantil visa atender aos estudantes das redes de ensino municipal, estadual, federal e particular de Mato Grosso do Sul.

O documento está disponível a alunos do ensino básico ao superior, e também aos matriculados em cursos técnicos profissionalizantes, de todos os municípios do estado.

Mais informações sobre a carteira digital podem ser obtidas na página da CDIEMS.