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Internacional

Estudantes recebem apoio para participarem de evento em Harvard

Alunos de Campo Grande foram selecionados para simulação da ONU. IFMS destinará R$ 12 mil para cobrir parte das despesas com a viagem
por Vinicius Vieira publicado: 10/11/2022 14h43 última modificação: 11/11/2022 08h58

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Estudantes irão participar de maior simulação da ONU do mundo, realizada em Harvard (EUA) - Foto: Arquivo Pessoal

Entre os cerca de quatro mil estudantes de ensino médio de todo o mundo que estarão em Boston (EUA) para o Harvard Model United Nations (HMUN), em janeiro do próximo ano, quatro serão do Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

“Foi muito louco. Quando o Natanael veio me contar, eu simplesmente não acreditei, pois depois de meses na lista de espera já não tínhamos tanta esperança. Eu tive de enviar um e-mail para a HMUN confirmando”.

É assim que Mariana Vargas, 15, aluna do curso técnico em Mecânica, descreve a emoção de ter descoberto que havia sido selecionada para o evento, a maior simulação da Organização das Nações Unidas (ONU) para estudantes de ensino médio.

“Foi muito louco. Quando o Natanael veio me contar, eu simplesmente não acreditei, pois depois de meses na lista de espera já não tínhamos tanta esperança, eu tive de enviar um e-mail para a HMUN confirmando”, relembra Mariana

Natanael, no caso, é Natanael Teixeira, 17, também aluno do curso técnico em Mecânica. O estudante foi quem descobriu que ele, Mariana e as alunas do curso técnico em Eletrotécnica, Raquel Pinheiro e Beatrice Brixner, ambas com 17 anos, haviam sido selecionados para HMUN.

"Nós enviamos a nossa candidatura em maio deste ano e recebemos a resposta em setembro. Nesse tempo, estivemos na lista de espera do programa o que, evidentemente, nos deixou preocupados sobre a possibilidade de não sermos aprovados", explica.

Natanael relembra com clareza o dia em que recebeu o resultado, uma sexta-feira. Foi ele quem verificou a plataforma do programa, viu que eles haviam sido aceitos, e contou para os demais.

“Saí da sala para confirmar se era verdade e até cheguei a duvidar da minha tradução no inglês. Na mesma hora, contei para as meninas e elas saíram gritando e chorando da sala”, relembra.

Refeitos da emoção, era hora de ir em busca do dinheiro para custear a viagem, estimada em cerca de R$ 50 mil para os quatro alunos. Os estudantes se inscreveram na seleção por conta própria , sem estímulo direto institucional e, portanto, sem garantia de apoio financeiro.

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IFMS irá contribuir com R$ 12 mil para a viagem dos estudantes - Foto: Gabinete/Campus Campo Grande

Follow the money –  Os quatro estudantes decidiram fazer uma vaquinha on-line, solicitar ajuda financeira de Harvard e, ainda, pedir apoio do IFMS, ainda que o evento não tivesse incluído na previsão orçamentária da instituição.

“Iremos compartilhar as experiências de internacionalização, por meio do núcleo, sendo possível auxiliar os estudantes que desejam participar da mesma oportunidade ou aqueles que se interessam por programa de intercâmbio e graduação”, afirma Natanael

“O IFMS decidiu contribuir com R$12 mil para o custeio de parte das despesas por entender a relevância desse evento. São os primeiros estudantes do estado a passarem nesta seleção e, após a participação, o conhecimento será replicado para os demais estudantes”, explica Priscila Vidor, assessora de Relações Internacionais do IFMS.

Priscila adiantou ainda a intenção dos próprios alunos e professores do Campus Campo Grande de criarem um núcleo de internacionalização.

Natanael assegura que a prática de debates que eles irão vivenciar durante o HMUN poderá ser replicada no IFMS com a implementação do núcleo.

“Iremos compartilhar as experiências de internacionalização, por meio do núcleo, sendo possível auxiliar os estudantes que desejam participar da mesma oportunidade ou aqueles que se interessam por programa de intercâmbio ou graduação”, avalia.

Quanto ao restante do dinheiro ainda necessário para a viagem, os estudantes afirmam que a vaquinha, até o momento, arrecadou cerca de R$ 2 mil e que o resultado da ajuda financeira de Harvard só será disponibilizado no próximo dia 12.

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Estudantes atribuem formação recebida no IFMS ao sucesso na seletiva para HMUN - Foto: Arquivo Pessoal

Formação - Natanael e Mariana atribuem parte do sucesso obtido nesta seleção à formação recebida no IFMS, a partir das oportunidades que têm com a experiência de estudar na instituição. 

“Eu iniciei na jornada de extracurriculares a partir do incentivo da instituição e observando a movimentação de outros alunos. O IF foi uma ilha de oportunidades para mim e, se eu estivesse em outro colégio, provavelmente não viveria essa experiência”, analisa Natanael.

“Com certeza acredito que o IFMS contribuiu para esta conquista. Mesmo que não seja uma atividade atrelada ao curso técnico, o IF em si encoraja muito a autonomia estudantil e a procura por extracurriculares”, complementa Mariana.

Para Flávio Amorim, professor de Inglês do campus, a seleção dos estudantes para participarem do HMUN é mérito da ‘formação holística’ que recebem no IFMS, que desenvolve o senso crítico e a proatividade e que contribui para que os alunos percebam oportunidades.

“São estudantes críticos que, por meio dessa experiência, não irão apenas aprender, mas levar muitas contribuições sobre a nossa instituição, sobre o nosso estado e nosso país”, diz o professor Flavio Rocha

“Nossos alunos demonstram autonomia na busca pelos seus sonhos, com base nos interesses que são despertados durante seus percursos acadêmicos. Os quatro selecionados estão envolvidos em diversos projetos dentro do campus e têm a consciência da importância de um papel ativo na melhoria da educação dentro da comunidade local”, afirma Flavio.

Flavio, que está colaborando com a obtenção dos vistos, ressalta o nível de proficiência dos estudantes em inglês, língua em que as atividades serão desenvolvidas no HMUN, e diz acreditar que a experiência será não só de receber informações, mas de troca.

“São estudantes críticos que, por meio dessa experiência, não irão apenas aprender, mas levar muitas contribuições sobre a nossa instituição, sobre o nosso estado e nosso país”, diz.

Transformação – “Esperamos muito networking, conhecendo jovens do mundo todo, trocando ideias e saindo de lá com uma mente aberta”, diz Mariana ao relatar sua expectativa para participação no evento.

Segundo ela, durante o evento os estudantes terão a oportunidade de debater problemas atuais enfrentados em nível global, com desenvolvimento de liderança, oratória, pensamento crítico e ‘outras características necessárias para a vida profissional’.

“Entre as contribuições de um evento como esse em nossa formação estão as soft skills [habilidade interpessoais, em tradução livre] e a visão global que teremos. Com certeza não seremos os mesmos ao voltar da HMUN. Acredito que, por ter uma experiência tão rica, voltaremos com várias ideias para pesquisas e projetos”, celebra Mariana.

Expectativas semelhantes têm Natanael, que destaca a participação de estudantes de mais de 50 países no evento, além da possibilidade de redigir simulações de acordos de cooperação internacional e outros documentos diplomáticos.

“Neste programa, poderemos adquirir habilidades que não são trabalhadas na maioria das instituições de ensino, como por exemplo, liderança, oratória, negociação e argumentação. No aspecto humano, será capaz de nos dar uma visão crítica sobre o olhar de mundo que temos, bem como contribuir para a nossa formação profissional”, avalia.

HMUN – É uma simulação de relações internacionais, com duração de quatro dias, para estudantes do ensino médio realizada em Boston. Na HMUN, os delegados obtêm informações sobre o funcionamento das Nações Unidas e a dinâmica das relações internacionais, assumindo os papéis de líderes mundiais e tomadores de decisões internacionais.

O HMUN propicia a oportunidade para jovens líderes debaterem as questões mais urgentes do mundo e elaborarem soluções inovadoras e criativas. Os participantes desenvolverão várias habilidades durante a HMUN, como falar em público, negociação, trabalho em equipe, liderança e elaboração de políticas.

A edição 2023 será realizada entre os dias 23 e 26 de janeiro. Mais informação estão disponíveis na página da HMUN (em inglês).

* Texto alterado às 8h58 de 11/11/2022 para inclusão dos nomes completos e idades das estudantes Raquel Pinheiro e Beatrice Brixner, ambas com 17 anos.