Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Festival de Arte e Cultura começa em sete municípios

Extensão

Festival de Arte e Cultura começa em sete municípios

Evento, que volta a ser realizado de maneira presencial, terá em sua programação atividades voltadas a estudantes, servidores e público externo
por Cleyton Lutz publicado: 07/11/2022 14h22 última modificação: 07/11/2022 14h22

Em 2022, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) retoma a realização presencial do Festival de Arte e Cultura da instituição. O evento de Extensão prevê diversas atividades de caráter artístico e cultural, destinadas a alunos, servidores e comunidade externa. 

Nesta semana, o Festival acontece nos municípios de Corumbá, Coxim, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. As datas da abertura e o término em cada unidade podem ser conferidas abaixo. Até o final do semestre, o evento também será realizado em Aquidauana, Campo Grande e Dourados. 

A programação prevê apresentações, bate-papo, concursos, debates, exposições, exibições de filmes, oficina, mesa-redonda, mostras, palestras, saraus e shows de talentos. As atividades são gratuitas e algumas requerem inscrições.

Confira a programação completa e acesso ao sistema de inscrições:
Campus Corumbá
Campus Coxim
Campus Dourados

Campus Jardim
Campus Nova Andradina
Campus Ponta Porã
Campus Três Lagoas

Mais informações estão disponíveis na página do Festival de Arte e Cultura 2022.

Evento – O Festival é realizado anualmente pelos campi do IFMS desde 2016. Para isso, recebe apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

O evento busca divulgar o conhecimento produzido na instituição, fomentando o diálogo com a sociedade, além de incentivar a circulação da produção artística e cultural como meio de promoção do desenvolvimento social, despertando o interesse da comunidade externa para as ações desenvolvidas no Instituto Federal. 

As atividades possuem temática artístico-cultural, relacionadas a memória e patrimônio; memória social; folclore; artesanato e tradições culturais; cultura afro-brasileira e indígena; manifestações populares e eruditas; e artes cênicas, audiovisual, música, literatura, artes visuais, dança e design

Mais informações sobre as edições anteriores podem ser consultadas aqui

Fomento – O IFMS disponibilizou para a edição de 2022, por meio de edital da Proex, R$ 136 mil de auxílio financeiro para o desenvolvimento das atividades, via Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi), e para concessão de bolsas de extensão a estudantes, segundo o Programa Institucional de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão (Pibaex). 

Cada campus pôde submeter uma única proposta. Após a realização do Festival, os responsáveis devem efetuar a prestação de contas seguindo o prazo determinado no edital de abertura.

Festival de Arte e Cultura do IFMS 2022

Município Data
Aquidauana 1° a 03/12
Campo Grande 14 a 16/12
Corumbá 9 a 11/11
Coxim 9 a 11/11
Dourados 30/11 a 02/12
Jardim 9 a 11/11
Naviraí 7 a 10/11
Nova Andradina 9 a 11/11
Ponta Porã  10 e 11/11
Três Lagoas 9 a 11/11