Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Aberto prazo de submissão para apoio a atividades de extensão

Aberto prazo de submissão para apoio a atividades de extensão

Edital destina apoio financeiro para atividades de extensão e pagamento de bolsas a estudantes. Prazo de submissão segue até 11 de março
por Osvaldo Sato publicado: 04/03/2022 08h34 última modificação: 05/03/2022 09h05

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com prazo de submissão aberto no edital de apoio a atividades de extensão a serem desenvolvidas entre abril e dezembro de 2022.

Serão destinados até R$ 111 mil de fomento, sendo R$ 100 mil para concessão de bolsas de extensão a estudantes e R$ 11 mil como auxílio financeiro para o desenvolvimento das atividades.

Podem ser submetidas propostas de programas, projetos, cursos, eventos ou prestação de serviços tecnológicos, tendo a comunidade externa como público-alvo principal.

O edital de abertura do processo seletivo está publicado na Central de Seleção do IFMS.

Submissão - Deve ser feita no módulo Extensão do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), pelo coordenador da proposta, que precisa ser servidor efetivo do IFMS.

Caso seja técnico-administrativo, é necessário incluir na proposta a participação de um docente para a orientação dos bolsistas. Ao coordenador também cabe indicar os estudantes participantes.

Dentre os documentos que devem constar na submissão, estão: o termo de compromisso do estudante bolsista (Anexo I); e o extrato de pontuação da experiência do coordenador (Anexo II).

Conforme o cronograma retificado do edital de abertura da seleção, as propostas devem ser submetidas até 11 de março.

A seleção será feita por meio de uma pré-avaliação baseada na documentação submetida e, posteriormente, na avaliação do mérito da proposta e experiência do coordenador.

O resultado preliminar e final estão previstos para os dias 28 e 31 de março, respectivamente.

Recursos - Estão previstas duas formas de fomento para o desenvolvimento das atividades de extensão: auxílio financeiro - via Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do IFMS (Piepi) -, e bolsas de extensão, via Programa de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão do IFMS (Pibaex).

Cada proposta aprovada pode receber apoio de até R$ 500, destinados ao auxílio financeiro para o desenvolvimento da atividade de extensão. Além disso, poderão ser contemplados até três bolsistas.

As bolsas para estudantes serão concedidas por nove meses, nos valores de R$ 400 para estudantes de nível superior e de R$ 200 para estudantes de nível médio.

Também poderão participar das atividades estudantes e servidores voluntários, para auxiliar na execução das ações, sem previsão de recebimento de bolsas.