Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > IFMS apresentará experiências exitosas na Reditec 2022

Rede Federal

IFMS apresentará experiências exitosas na Reditec 2022

Experiências nas áreas de Ensino, Desenvolvimento Institucional e Internacionalização serão apresentadas no evento, que será realizado em novembro, no Pará
por Osvaldo Sato publicado: 27/10/2022 10h54 última modificação: 31/10/2022 17h38

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) teve três propostas de relatos de Experiências Exitosas aprovadas para apresentação durante a 46ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2022), que ocorrerá no mês de novembro, em Belém (PA).

As três propostas do IFMS selecionadas aparecem na errata do resultado, publicada nesta segunda-feira, 31, na página do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica).

As experiências exitosas foram selecionadas por meio de chamada pública, pela qual todas as instituições da Rede Federal puderam apresentar propostas. Foram escolhidas 40 experiências, divididas nas áreas temáticas: Ensino, Pesquisa e Inovação, Extensão, Gestão, Educação no Campo e Internacionalização.

O relato consiste na apresentação da experiência vivida, contextualizada e fundamentada por aporte teórico/prático, desenvolvida em projetos e programas que trabalham com foco nas áreas temáticas.

O edital visa permitir o intercâmbio de experiências, que poderão inspirar as demais instituições. 

Ensino - Uma das propostas do IFMS selecionada é relativa à área de Ensino. Intitulado 'Os Projetos de Ensino e o Êxito dos Estudantes no IFMS', o relato traz as ações que foram desenvolvidas no último ano e que relacionam a realização de projetos de ensino com a permanência e êxito dos estudantes.

“Em dois anos, tivemos a aprovação de 274 projetos de ensino, com resultados significantes para a permanência e êxito dos nossos estudantes", destaca a pró-reitora de Ensino Claudia Fernandes sobre a experiência exitosa selecionada.

Segundo a pró-reitora de Ensino, Claudia Fernandes, os projetos de ensino passaram a ser bem-sucedidos com a definição de critérios, do tempo de desenvolvimento e com o fomento às ações desenvolvidas.

A instituição publicou editais para seleção de tais projetos, como também orientações aos campi para submissão dos planos de atividades. São dois editais anuais, um de fluxo contínuo e outro com fomento, que concede bolsas aos estudantes envolvidos e recursos de custeio para os projetos.

“Nos dois anos de publicação dos editais, tivemos a aprovação de 274 projetos de ensino, com resultados significantes para a permanência e êxito dos nossos estudantes. Todo o esforço institucional resultou na grande adesão da comunidade escolar”, destaca a pró-reitora.

Os principais critérios de seleção são o foco na permanência e êxito; a articulação com atividades de extensão e pesquisa; a clareza e consistência nos resultados e impactos esperados; e a quantidade de estudantes envolvidos em todas as atividades (planejamento e execução).

Desenvolvimento Institucional - Outra proposta aprovada foi 'Desenvolvimento Institucional IFMS', que relata três ações  desenvolvidas no âmbito da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi).

“Apresentamos relatos de nossas experiências exitosas na área de desenvolvimento institucional: a Central de Informações Estratégicas (CIE) e o IFMS em Números, na área de Gestão do Conhecimento, reforçando o compromisso da instituição com a transparência de nossas ações diante da sociedade”, destaca o pró-reitor Fernando Alves.

“Apresentamos relatos na área de Gestão do Conhecimento, reforçando o compromisso da instituição com a transparência de suas ações”, destaca o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional Fernando Alves sobre duas  experiências selecionadas.

Ambas iniciativas, os painéis da Central de Informações Estratégicas (CIE) e do IFMS em Números, estão disponíveis para acesso on-line de quaisquer interessados, na página IFMS em Números.

No CIE estão disponibilizadas todas as informações que são regularmente solicitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), de forma atualizada, intuitiva e acessível para toda a sociedade.

No IFMS em Números consta a execução orçamentária da instituição, atualizada de acordo com o Tesouro Gerencial, em até 24 horas após a execução. O interessado pode consultar os créditos disponíveis, empenhados e pagos. “Ainda nesta ferramenta, o estudante bolsista de nossa instituição pode consultar o recebimento de seu auxílio”, ressalta o pró-reitor.

A terceira experiência da área é a publicação da Instrução Normativa Prodi nº 02/2022, que estabelece os procedimentos e critérios necessários para a análise e encaminhamento das solicitações de reequilíbrio econômico-financeiro de contratos de obras no âmbito do IFMS.

“Essa instrução normativa é pioneira na Rede Federal, abrangendo a área de serviços, e extremamente importante em um cenário onde temos 14 obras em andamento e 13 já em etapa licitatória”, explica o pró-reitor.

Internacionalização - A terceira proposta selecionada intitula-se 'Solo Fértil: projeto integrador como ferramenta de segurança alimentar e desenvolvimento de habilidades da língua inglesa no IFMS Campus Dourados'.

A experiência exitosa é desenvolvida por seis estudantes do curso técnico integrado em Informática para Internet: Maria Eduarda de Lima, Eloise Defendi, Barbara Baliero, Ana Beatriz Braga, Patrícia Martins e Isadora Mrachesan. São elas que organizam as turmas do IFMS responsáveis por cultivar produtos orgânicos em sete canteiros da horta do campus.

"Essa experiência materializou o conceito de segurança alimentar na horta, que é cultivada por nossos estudantes e cujos produtos são distrbuídos gratuitamente à comunidade", explica o coordenador do projeto, Carlos Vinícius Figueiredo.

Segundo o diretor-geral da unidade e professor de Inglês, Carlos Vinicius Figueiredo, responsável pelo projeto, a ideia é discutir o conceito de segurança alimentar e ajudar a comunidade a ter uma alimentação saudável.

"Trata-se de uma experiência exitosa porque nós materializamos o conceito de segurança alimentar na horta, que é cultivada por nossos estudantes de forma orgânica e cujos produtos são distrbuídos gratuitamente à comunidade acadêmica e a moradores de bairros vizinhos ao campus", explica.

O projeto é divulgado pelas próprias estudantes, em rede sociais.

Como parte do projeto Solo Fértil, que é desenvolvido em outros campi do IFMS, os estudantes participam ainda de atividades on-line com alunos da Universidade de Illinois (EUA). Nesses encontros virtuais, os jovens trocam experiências sobre o tema alimentação saudável. 

Reditec - Neste ano, a Reditec será realizada de 7 a 10 de novembro, em Belém, sendo organizada pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). O tema desta edição é 'Povos e Identidades na Educação Profissional'.

Além da reitora Elaine Cassiano, irão participar do evento pró-reitores, diretores-gerais e diretores sistêmicos do IFMS.

O evento terá uma extensa programação, com mesas-redondas, atividades culturais, fóruns, relatos de experiências exitosas e palestras. Mais informações na página da Reditec 2022.

* Texto atualizado às 17h30 de 31/10/2022 para inclusão de informações sobre a proposta da área de internacionalização, do Campus Dourados do IFMS, selecionada na errata do resultado.