Pesquisa
IFMS classifica 15 projetos como finalistas da Febrace
A partir desta segunda-feira, 14, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) participa da 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e considerada a maior feira de ciências do país.
O evento, que segue até o dia 26 de março, é realizado em formato online.
O IFMS participa com 15 pesquisas desenvolvidas nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
“Esse resultado reforça o papel da pesquisa científica na formação dos nossos estudantes e consolida o Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do IFMS”, ressalta o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Felipe Fernandes.
Para o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMS, Felipe Fernandes, o número de projetos finalistas é motivo de comemoração.
“Esse resultado reforça o papel da pesquisa científica na formação dos nossos estudantes do ensino médio e consolida o maior programa vinculado à Propi [Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação], o Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do IFMS”, ressalta.
Um dos 15 projetos finalistas, intitulado “Casa: Comunidade Assistiva de Software para Acessibilidade”, foi desenvolvido pelos estudantes Leonardo Nascimento e Murilo Lima, no Campus Dourados.
O orientador do projeto, professor Ricardo Nascimento, explica que a dupla pesquisou um tema de grande relevância, a questão da inclusão e acessibilidade web.
“Apesar da minha proximidade com o tema, a ideia partiu dos próprios estudantes e fico muito feliz de perceber que nossos alunos têm demonstrado interesse nessa área ainda tão carente de pesquisa e desenvolvimento tecnológico”, destaca o docente. “Tenho certeza que os estudantes-pesquisadores levarão a experiência para toda vida”, conclui.
"Sinto orgulho e gratidão por representar a família IFMS. Como técnico em Informática para Internet formado pelo Campus Dourados, eu não poderia estar melhor preparado para a Febrace", comenta o estudante Leonardo Nascimento.
O estudante Leonardo, que desenvolveu a pesquisa com o colega Murilo como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), fala com entusiasmo sobre a participação na Febrace.
"Nos empenhamos muito para nos ater aos padrões de divulgação científica dessa feira nacional de tamanha proporção, recheada de talentos e outros trabalhos incríveis”, afirma o estudante.
O jovem fala com carinho sobre o período em que estudou no IFMS.
"Sinto orgulho e gratidão por representar a família IFMS, a minha segunda casa e lar do 'projeto Casa'. Como técnico em Informática para Internet formado pelo Campus Dourados, eu não poderia estar melhor preparado para a Febrace", finaliza.
Leonardo e Murilo (centro), com o orientador e membros da banca de defesa do TCC - Foto: Arquivo Pessoal
Visitação Virtual - Os interessados em conhecer os projetos finalistas podem acessar a visitação virtual no site da Febrace, a partir das 13 horas (horário de Mato Grosso do Sul) desta segunda-feira, 14.
Ao acessar a página, o "visitante" pode conhecer os projetos por área do conhecimento, sendo disponibilizados o vídeo, pôster e resumo, com a indicação dos respectivos autores e orientadores.
A premiação dos melhores trabalhos será realizada no dia 26 de março, durante o encerramento do evento, com transmissão ao vivo pelo site da Febrace e pelo Youtube.
Avaliação - Para a seleção dos premiados da Febrace serão consideradas as três rodadas de bancas de avaliação (duas já realizadas em janeiro, e a última que será realizada entre os dias 14 e 21 de março), além dos materiais postados pelos finalistas na plataforma virtual.
Para esta edição do evento, foram classificados 497 projetos finalistas, de 24 unidades da federação. Os trabalhos foram desenvolvidos por 1.080 estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico, de 333 diferentes escolas, sob orientação de 626 professores.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site da Febrace.
Relação de projetos do IFMS finalistas
Projeto | Campus | Estudantes | Orientador/Coorientador |
Casa: Comunidade Assistiva de Software para Acessibilidade | Dourados | Leonardo Vital Martin do Nascimento e Murilo Silva Lima | Ricardo Augusto Lins do Nascimento |
Conversando com os Rótulo dos Alimentos: Chatbot para Educação Alimentar e Nutricional | Coxim | Lucas de Britto Vieira e João Pedro de Araújo Duarte | Felicia Megumi Ito e Edilson Soares de Palma |
Criação de Conteúdo Digital a partir dos Encontros de Conversação Let's Bora | Campo Grande | Mariana Vargas Lopes, Luís Guilherme Miranda Spengler e Natanael Ribeiro Teixeira | Fernanda Belarmino de Santana Scaini |
E-Bov: Um App Progressivo para Escrituração Zootécnica Informatizada de Rebanhos Pecuários | Aquidauana | João Henrique Martins Couto e Matheus Kael Silva Felipe |
Sidney Roberto de Sousa |
English Club: Buscando Caminhos de Inclusão em Tempos de Internacionalização |
Campo Grande | Raquel Braiani Pinheiro, Estela Áurea Eucharis Alves Siqueira e João Pedro Haufes | Fernanda Belarmino de Santana Scaini |
Geoquilombolas: Plataforma de Mapeamento e Visibilidade das Comunidades Quilombolas de Mato Grosso do Sul | Ponta Porã | Isadora de Matos Morais e Samyra Jamilli Prestes | João Batista Alves de Souza e Ana Paula M. Cartapatti Kaimoti |
Linguagem Metapost como Recurso que Auxilia a Aprendizagem de Matemática |
Jardim | Nicole Rodrigues Cuellar | Estevão Vinícius Candia |
Monitoramento de Perdas Superficiais de Solo | Três Lagoas | Lorrayne Pereira Ramos e Camily Farias dos Reis Rodrigues | Kleber Rodrigo Penteado e Maycon Rotta |
Mulheres e os Novos Livros de Projetos Integradores em Ciência da Natureza: Uma Análise sobre Representatividade | Corumbá | Thaynara Beatriz Selasco de Matos | Ana Cecilia Soja |
Sensor de Emoções para Gamificação |
Campo Grande | João Pedro de Oliveira Caetano e Aaron Levi dos Santos Palma | Wesley Eiji Sanches Kanashiro e Marilyn A. E. de Matos |
Tecnologias Assistivas no Ensino e Aprendizagem de Modelagem de Classes: Uma Proposta de Material Didático Concreto 3-D Inclusivo para Pessoas com Deficiência Visual |
Nova Andradina | Sara Caroline da Silva e Célio Ferreira de Souza Filho |
Claudio Zarate Sanavria |
Uma Proposta de Material Didático Concreto 3-D Inclusivo para Ensino e Aprendizagem de Modelagem de Casos de Uso e Banco de Dados |
Nova Andradina | Maria Julia Menezes Lima, Giulia Carneiro Cristo e Helder Gabriel da Silva Pereira | Claudio Zarate Sanavria |
Uso de Programação por Restrições Para a Geração Automática do Plano Individual de Trabalho Docente |
Nova Andradina | Larissa Sevilha de Souza | Lucas Hermann Negri e Yujuan Wang |
Utilização de Sensores e Softwares para o Monitoramento do Comportamento Bovino | Aquidauana | Fernando Ribeiro Ayach, Juliano Bandeira de Melo | Leandro de Jesus e Marcia Ferreira Cristaldo |
Viabilidade de Eletrodepósitos Metálicos na Produção de Janelas Eletrocrômicas a partir de Maquete de Casa Gerenciada por Arduino | Corumbá | Kaio Bastos Moraes, Ana Paula Grance Correa | Rogers Espinosa de Oliveira e Fabio Henrique Noboru Abe |