Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > IFMS convoca candidatos para bancas de heteroidentificação

Exame de Seleção 2023

IFMS convoca candidatos para bancas de heteroidentificação

Candidatos autodeclarados pretos e pardos devem passar pelo procedimento presencialmente, conforme calendário divulgado
por Laura Silveira publicado: 07/11/2022 11h51 última modificação: 07/11/2022 17h02

Está publicada na Central de Seleção do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) a convocação para as bancas de heteroidentificação dos candidatos beneficiários da ação afirmativa (cotas) autodeclarados pretos e pardos do Exame de Seleção 2023.

Os candidatos deverão se apresentar presencialmente à banca, no dia e horário marcado, conforme relacionado no edital de convocação, e serão atendidos por ordem de chegada, observando os endereços divulgados na Central de Seleção.

De acordo com a Comissão Central do Exame de Seleção 2023, é necessário levar documento oficial de identificação com foto. Excepcionalmente, será aceita a certidão de nascimento.

O procedimento de heterodidentificação será gravado em vídeo, para, em caso de recurso ou denúncia, uma nova comissão de comprovação de veracidade de autodeclaração analisar a filmagem. Os candidatos assinarão o termo de autorização do uso de imagem antes de entrar na sala de verificação.

Menores de idade devem estar acompanhados pelo responsável legal, que também deverá apresentar documento oficial de identificação (preferencialmente com foto), para assinatura do termo do uso de imagem e da leitura da Autodeclaração, conforme disposto no Regulamento de Ações Afirmativas para o Ingresso de Candidatos Optantes pela Reserva de Vagas nos Cursos de Ensino Médio e Graduação do IFMS

A Comissão de Heteroidentificação será composta por cinco membros, sendo três titulares e dois suplentes, garantindo que seus membros sejam distribuídos por gênero, cor e, preferencialmente, naturalidade. Demais informações constam no edital de convocação.

Confira datas e horários das bancas de heteroidentificação no edital de convocação

Acesso o gabarito definitivo da prova escrita

O resultado da verificação de heteroidentificação será publicado no dia 5 de dezembro. O período de interposição de recurso contra o resultado ocorrerá nos dias 6 e 7 do mesmo mês.

O candiato que tiver sua autodeclaração indeferida ou for declarado ausente, deixará de concorrer às vagas reservadas aos pretos e pardos e será reclassificado.

A divulgação do resultado preliminar do Exame de Seleção está prevista para 14 de dezembro.

• Exame de Seleção foi aplicado no dia 23 de outubro - Foto: Divulgação

• Processo seletivo é para ingresso em cursos técnicos integrados ao ensino médio - Foto: Divulgação

Exame de Seleção - Por meio do processo seletivo, o IFMS oferta 1.670 vagas, distribuídas nos dez campi, para os cursos de Administração, Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.

Nessa modalidade de ensino, o estudante cursa as disciplinas da formação técnica de forma integrada às do ensino médio. Ao concluir o curso, ele pode tanto atuar na área de formação quanto ingressar no ensino superior.

Composta por 30 questões de múltipla escolha, de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais, a prova escrita foi aplicada no dia 23 de outubro, em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

No total, 2.917 candidatos fizeram a prova para ingresso nos cursos técnicos integrados da instituição, de um total de 3.417 inscritos aptos. O índice de abstenção foi de 14,63%, de acordo com a Comissão Central do Exame de Seleção 2023.

Mais informações estão disponíveis na página do Exame de Seleção 2023.

Em caso de dúvidas sobre a seleção, o contato com o IFMS deve ser feito pelo e-mail

* Texto atualizado às 17h03 de 07/11/22 para inclusão do link do documento com os endereços onde as bancas de heteroidentificação serão realizadas, publicado na Central de Seleção do IFMS.