Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > IFMS divulga nota de repúdio sobre bloqueio de rodovia

IFMS divulga nota de repúdio sobre bloqueio de rodovia

Estudantes de Ponta Porã foram hostilizados por manifestantes contrários ao resultado das eleições. Aulas no campus estão suspensas
por Juliana Aragão publicado: 01/11/2022 12h05 última modificação: 01/11/2022 14h56

Uma nota de repúdio, assinada pela reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Elaine Cassiano, e pelo diretor-geral do Campus Ponta Porã, Izidro dos Santos de Lima Junior, foi divulgada nesta terça-feira, 1º.

O texto repudia o fato de que estudantes do IFMS tenham sido hostilizados por manifestantes contrários ao resultado das eleições que, nessa segunda-feira, 31, bloquearam a BR-463, que dá acesso ao campus. Imagens do momento em que os alunos atravessavam a barreira foram gravadas e divulgadas em redes sociais.

A nota lamenta que, em virtude do bloqueio da rodovia, os estudantes tenham sido obrigados a deixar a instituição duas horas mais cedo e a se locomover a pé para deixar o campus. E reforça que, em momento algum, os alunos provocaram os manifestantes.

O texto cita trechos da Constituição Federal, de 1988, e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990.

Leia a Nota de Repúdio na íntegra.

Efeitos do bloqueio - Na manhã desta terça-feira, 1º, a BR-463 voltou a ser bloqueada, o que obrigou a Direção-Geral do Campus Ponta Porã a suspender as aulas novamente.

Efeitos da manifestação também já foram registrados nos campi Aquidauana, Dourados, Jardim e Nova Andradina do IFMS, onde estudantes e servidores não conseguiram chegar às unidades.

* Texto modificado às 14h56 de 01/11/2022 para alteração de informação sobre a retomada do bloqueio na BR-463, ocorrida na terça-feira, 1º, e não na segunda-feira, 1º, como estava redigido originalmente.