Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > IFMS é selecionado em programa com foco no empoderamento feminino

Representatividade

IFMS é selecionado em programa com foco no empoderamento feminino

Projeto desenvolvido por alunas de Aquidauana visa utilizar inteligência artificial para prever enchentes, e foi contemplado no programa Power4Girl
por Laura Silveira publicado: 18/02/2022 08h17 última modificação: 17/03/2022 12h07
  • A estudante Marcella acredita que o projeto poderá ajudar comunidades ribeirinhas e pecuaristas - Foto: Arquivo Pessoal

  • A aluna Maria Eduarda ressalta a animação e motivação da equipe em realizar o projeto - Foto: Arquivo Pessoal

  • Professora Marcia Cristaldo coordena o Projeto Maia desde 2017 - Foto: Arquivo Pessoal

  • O Projeto Maia incentiva meninas a entrarem e permanecerem na área da Computação - Foto: Arquivo Pessoal

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) é um dos contemplados para o programa Power4Girls - Empower to Lead!, com foco no empoderamento de meninas por meio do empreendedorismo, inovação, criatividade e liderança.

O programa é patrocinado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos (EUA), em parceria com o Instituto Glória e apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

O IFMS é representado pelo Projeto Maia (Meninas Aprendendo Inteligência Artificial), do Campus Aquidauana. Coordenada desde 2017 pela professora de Informática Marcia Cristaldo, a iniciativa visa incentivar meninas a entrar e permanecer na área da Computação, além de desenvolver pesquisas relacionadas à inteligência artificial.

A proposta submetida ao Power4Girls - dentro do tema do programa neste ano, que é Meio Ambiente e Sustentabilidade -, tem o intuito de resolver um problema regional.

“Nosso objetivo é utilizar a inteligência artificial para prever quando terá inundação em Aquidauana e Anastácio, mas o projeto pode ser aplicado a qualquer região de Mato Grosso do Sul que tenha dados para ser analisados”, explica Márcia.

Para a professora, as quatro estudantes participantes são as verdadeiras protagonistas do Power4Girls e já são empoderadas por fazer parte do programa.

“Elas terão que resolver o problema proposto e ainda tentar convencer uma banca da viabilidade da ideia delas, envolvendo empreendedorismo, tecnologia, matemática, ciências e outras habilidades. Elas já sabiam o que queriam, identificaram seus potenciais e limites, conquistaram seu espaço e estão aproveitando ao máximo a oportunidade”.

"Fui inspirada por ex-estudantes do IFMS para estar onde estou, então é realmente uma honra poder inspirar outras meninas, e vou fazer o meu melhor para isso”, afirma a estudante Marcella  Hernandes de Souza.

A estudante Marcella Hernandes de Souza, 16, uma das integrantes da equipe do IFMS selecionada para o Power4Girls, demonstra compreender esse empoderamento ao defender a igualdade.

“Em pleno século XXI, a gente ainda vive, infelizmente, num mundo onde, em boa parte das carreiras voltadas para a tecnologia, se vê muito mais homens. Isso vem mudando e é uma coisa importante porque não existe diferença, com relação ao conhecimento, entre homem e mulher. Da mesma forma que um homem é capaz de algo, a mulher também é, mas muitas vezes ela não sabe que é capaz daquilo por conta da criação que  teve”.

Para a estudante, o Projeto Maia tem papel importante nessa mudança.

“O projeto mostra para a menina que, não é porque ela cresceu longe do computador, do videogame, que ela não tem capacidade de programar, de entrar no ramo da tecnologia, muito pelo contrário, ela é muito capaz disso. Fui inspirada por ex-estudantes do IFMS para estar onde estou, então é realmente uma honra poder inspirar outras meninas, e vou fazer o meu melhor para isso”, afirma, empolgada.

Equipe - É formada ainda por Izadora Ramos de Lima, Julia Figueiredo Silva e Maria Eduarda Pereira de Lima, todas com 15 anos, estudantes dos cursos técnicos integrados em Edificações e Informática do Campus Aquidauana.

A ideia do grupo é desenvolver uma inteligência artificial que, por meio dos dados com relação ao rio, consiga prever, com certa antecedência, uma possível enchente.

“O rio Aquidauana é ligado diretamente com o Pantanal, então quando a planície enche, aqui alaga. Apesar de ser zona urbana, há muitas famílias ribeirinhas que sofrem com as enchentes, perdem tudo que têm. É triste ver que elas não têm tempo de se preparar para sair daquele local, porque o rio desce de uma vez, então quando percebem não dá mais tempo de tirarem tudo de casa. Esse programa vai sinalizar quando for a hora”, explica Marcella.

A aluna complementa a importância que a iniciativa pode trazer também para o trabalho dos pecuaristas. “Tem a questão dos fazendeiros, porque há gado que fica nas áreas planas, que alagam, então isso também os auxiliaria no momento de retirada destes animais para não sofrerem danos em relação a isso”.

As expectativas das estudantes são grandes para a participação no Power4Girls.

“Participar de algo que visa ajudar nosso município é muito interessante. É também gratificante estar em projetos que incentivam meninas a seguirem seus sonhos e darem o melhor de si", ressalta a estudante Julia Silva.

“É um programa realmente incrível, ainda mais pelo fato de estimular mulheres a se envolverem na ciência e na tecnologia”, aponta Izadora.

Julia se diz honrada e feliz com a oportunidade.

“Poder participar de algo que visa ajudar em um problema tão grande aqui em nosso município é muito interessante. É também gratificante estar em projetos que incentivam meninas a seguirem seus sonhos e darem o melhor de si, em um universo que é dominado por homens, em sua maioria, como a tecnologia”, destaca a estudante.

Já Maria Eduarda ressalta o empenho e a motivação da equipe em executar o projeto da melhor forma possível.

“Vamos ter muito trabalho, mas com dedicação total para que tudo isso fique melhor do que o esperado. Minhas expectativas são enormes e tenho certeza de que a nossa ideia vai ser muito bem executada, a equipe está muito animada e motivada. Vai ser uma experiência extraordinária!”.

A professora do IFMS Marcia Cristaldo atuará como orientadora do grupo, oferecendo para as estudantes curso sobre inteligência artificial e treinamento com o software que será utilizado para realizar a previsão das inundações. A equipe também têm um mentor, indicado pelo programa, que acompanhará o desenvolvimento dos trabalhos.

Power4Girls - Voltado a alunas de instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, que buscam de forma criativa solucionar um problema/questão na área de meio ambiente e sustentabilidade e promover o bem-estar social.

Neste ano, foram selecionadas 73 estudantes do ensino médio, divididas em 20 equipes, de 15 estados brasileiros. A lista completa está disponível na página do Power4Girls.

Ao longo dos próximos meses, as meninas participarão de oficinas, palestras e atividades interativas on-line, abordando temas ligados à liderança, empoderamento e empreendedorismo feminino. Em setembro, irão a Brasília (DF) para a apresentação dos projetos desenvolvidos.

As despesas inerentes à participação, inclusive as relacionadas ao evento presencial, serão custeadas pelo programa.

Com informações do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).