Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > IFMS firma cooperação geral com maior universidade pública paraguaia

Internacional

IFMS firma cooperação geral com maior universidade pública paraguaia

Acordo foi assinado na última sexta-feira, 30, no Paraguai, com a participação de representantes das duas instituições
por Cleyton Lutz publicado: 04/10/2022 13h10 última modificação: 04/10/2022 13h52

Assinatura acordo PP

Acordo geral de cooperação internacional foi assinado na última sexta-feira, 30, em Pedro Juan Caballero – Foto: Campus Ponta Porã

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e a Universidade Nacional de Assunção (UNA), maior e mais antiga instituição pública de ensino superior do Paraguai, assinaram um acordo geral de cooperação internacional na última sexta-feira, 30, na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero. 

A solenidade teve a participação de representantes das duas instituições. Com vigência de um ano a partir da assinatura, o acordo contempla interesses comuns ao nível pedagógico, científico, cultural e artístico, de extensão e transferência de tecnologia, conhecimento e inovação entre as duas instituições. 

A cooperação permitirá o estreitamento das relações entre o Campus Ponta Porã e a Faculdade de Ciências Agrárias da UNA, que possui uma unidade acadêmica em Pedro Juan Caballero, do lado paraguaio da fronteira. 

“Já faz algum tempo que buscamos uma aproximação com a Universidade. Durante a pandemia, as conversas ficaram estacionadas, mas assim que houve o retorno das atividades presenciais, retomamos o contato, com importante participação da equipe de internacionalização da unidade”, conta o diretor-geral do Campus Ponta Porã, Izidro Lima Júnior. 

A cooperação prevê que os estudantes do ensino técnico integrado e graduação do IFMS realizem o estágio curricular na UNA. Também poderão ocorrer, em caráter conjunto, aulas e projetos entre as disciplinas comuns que compõem a grade curricular dos cursos ofertadas nas duas instituições. 

Outros objetivos são viabilizar a participação de estudantes, acadêmicos e servidores nas atividades de pesquisa, ensino e extensão, eventos e semanas acadêmicas realizadas nas duas instituições, além da implementação de um curso livre, em Espanhol, voltado para as atividades de pesquisas agrícolas realizadas nas instituições. 

Assinatura acordo PP 2

Cooperação permitirá diversas ação desenvolvidas por IFMS e UNA ao longo de um ano – Foto: Campus Ponta Porã 

Internacionalização – Os objetivos e metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023) do Instituto Federal destacam o estímulo à cooperação técnico-científica e a troca de experiências acadêmicas em âmbito internacional. 

“É de suma importância mantermos parcerias com instituições de ensino sul-americanas, nesse caso específico, com um país vizinho nosso, o Paraguai. Ao trabalharmos conjuntamente, ampliamos nossa atuação e contribuímos para o desenvolvimento da região fronteiriça”, comemora a reitora do IFMS, Elaine Cassiano. 

Entre as metas estabelecidas estão a de que pelo menos 20 discentes do Instituto Federal façam estágio na Universidade, sejam realizadas três aulas conjuntas por ano em cada instituição, 15 alunos de cada uma participem de eventos da instituição parceira, sejam desenvolvidos em conjunto três projetos por ano (de ensino, pesquisa ou extensão) e servidores de participem (como palestrantes ou expositores) em eventos da instituição parceira. 

"O acordo possibilitará diferentes possibilidades de internacionalização, tanto para servidores quanto para estudantes. A filial da UNA em Pedro Juan Caballero é focada na área agrícola, então poderá contribuir para os cursos ministrados no Campus Ponta Porã, como técnico integrado em Agricultura, bem como nas graduações em Agronomia e Gestão do Agronegócio”, destaca a assessora de Relações Internacionais do IFMS, Priscila Vidor.

Além de representantes da reitoria e do Campus Ponta Porã, participaram do evento, pela UNA, o diretor-geral da filial Pedro Juan Caballero, Ramón Martínez, e os coordenadores Acadêmico e de Extensão Universitária, Nelson Lesmo e Benito Soliz, respectivamente.

UNA - A Universidade Nacional de Assunção foi fundada em 1889, sendo a primeira instituição de ensino superior do país. Possui 14 faculdades com mais 70 cursos oferecidos. Atualmente, a instituição registra mais de 50 mil estudantes matriculados e aproximadamente nove mil professores.

Mais informações estão disponíveis no site da universidade.