Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > IFMS inicia emissão de diplomas digitais para graduados

IFMS inicia emissão de diplomas digitais para graduados

Além de atender às normativas do MEC, iniciativa traz mais facilidade para a vida dos egressos dos cursos da instituição
por Vinicius Vieira publicado: 02/06/2022 15h35 última modificação: 02/06/2022 15h42

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) deu início, no mês de maio, à emissão de diploma em formato digital para graduados no ensino superior da instituição.

Além de trazer mais agilidade e eficiência na emissão do documento, facilitando o acesso do egresso ao diploma, a iniciativa atende às normativas do Ministério da Educação (MEC), em especial à Portaria MEC n° 1.001, de 8 de dezembro de 2021. Todas as normativas estão disponíveis na página Diploma Digital do MEC.

O graduado poderá carregar o seu diploma de forma on-line armazenada em um serviço semelhante ao Google Drive, ou off-line com o armazenamento em um pendrive, por exemplo”, explica o diretor de Gestão Acadêmica do IFMS, Felipe Braiani.

“O graduado poderá carregar o seu diploma para qualquer lugar do mundo, seja de forma on-line armazenada em um serviço semelhante ao Google Drive, seja de forma off-line com o armazenamento em um pendrive, por exemplo”, explica o diretor de Gestão Acadêmica do IFMS, Felipe Braiani.

Braiani destaca que a emissão do diploma digital é parte do processo de modernização da gestão acadêmica no IFMS e permite ao estudante “receber o diploma diretamente no e-mail, sem a necessidade de se descolar até o campus para realizar a retirada do documento”.

Para o diretor, outras instituições de ensino e empresas públicas e privadas também se beneficiam diretamente com este novo formato, já que o processo de eventual verificação torna-se menos burocrático.

“[O diploma digital] traz facilidade de verificação da autenticidade do documento recebido por nossos egressos, sem que haja a necessidade de enviar ofício ao IFMS solicitando que nós atestemos a validade dos documentos, uma vez que a validação do mesmo pode ser feita on-line”, diz.

Tecnologia e economicidade – O IFMS utiliza solução tecnológica desenvolvida pela RNP (Rede Nacional de Pesquisa) para o Registro, Autenticação e Preservação dos diplomas emitidos. Essa tecnologia permite o uso de assinaturas digitais padrão ICP Brasil, também conhecido como token, o que garante a segurança no acesso e nas informações contidas no documento.

“O diploma digital é um arquivo do tipo XML que contém diversas informações e carrega dentro dele as assinaturas digitais realizadas dentro do ambiente de Registro, Autenticação e Preservação”, explica Felipe.

“O diploma digital não é um arquivo PDF com a imagem do diploma e uma informação de que foi assinado e validado. Ele é um arquivo do tipo XML que contém diversas informações, bem como uma estrutura previamente determinada por Instruções Normativas, que carrega dentro dele as assinaturas digitais realizadas dentro do ambiente de Registro, Autenticação e Preservação”, explica Felipe.

É este arquivo do tipo XML que é utilizado para validar a autenticidade e conformidade do diploma expedido pela instituição. Além disso, a RNP, em parceria com o MEC, disponibiliza um portal de validação para assegurar a integridade e autenticidade dos documentos emitidos pelas instituições

Além da segurança e da praticidade, a emissão dos diplomas em formato digital também traz economia aos cofres públicos, uma vez que não há mais a necessidade de utilizar papel moeda para impressão do documento, e permite mais eficiência no trabalho desempenhado pelos servidores responsáveis no âmbito do IFMS.

“Além do valor do papel utilizado, que é em torno de R$ 5 por folha, temos os custos com a impressão em si, além dos custos inevitáveis de erros advindos do trabalho manual de registro e emissão dos documentos. Do ponto de vista do trabalho do servidor, cada diploma, no formato impresso, representava cerca de 120h de trabalho”, afirma.