Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > IFMS participa de seminário luso-brasileiro em Portugal

IFMS participa de seminário luso-brasileiro em Portugal

Reitora e pró-reitor de Desenvolvimento Institucional participam de evento, realizado em Bragança, até sexta-feira, 8
por Juliana Aragão publicado: 05/04/2022 12h37 última modificação: 11/04/2022 16h44
  • Atividades são realizadas no Instituto Politécnico de Bragança - Foto: IPB News

• Delegação brasileira reúne reitores, pró-reitores e assessores internacionais - Foto: IPB News

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) é uma das instituições participantes do Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior, aberto nessa segunda-feira, 4, na cidade de Bragança, em Portugal. O evento é organizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Instituto Politécnico de Bragança e Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos de Portugal (CCISP).

"Os estudantes devem ser o centro de nossas ações, facilitando o acesso deles às trocas de experiências internacionais, reduzindo as burocracias e criando instrumentos que garantam melhor acolhimento", pontua a reitora Elaine Cassiano.

Até sexta-feira, 8, reitores, pró-reitores e assessores internacionais da Rede Federal participam de atividades que visam fortalecer a cooperação entre instituições de educação profissional brasileiras e portuguesas.

A reitora do IFMS, Elaine Cassiano, e o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Fernando Alves, participam da missão, que busca favorecer o contato com programas portugueses nos eixos de inovação tecnológica, empreendedorismo, mobilidade e dupla titulação, além de abrir oportunidades para formação de servidores e estudantes.

Elaine ressalta que a internacionalização é estratégica para uma instituição que deseja ampliar os horizontes do conhecimento ofertado à comunidade.

"Estamos discutindo aqui, com profissionais da educação do Brasil e de Portugal, a importância de nossos estudantes serem o centro de nossas ações, facilitando o acesso deles às trocas de experiências internacionais, reduzindo as burocracias e criando instrumentos que garantam melhor acolhimento. Acredito que a inovação nas soluções vai permitir que mais jovens sejam beneficiados", pontua a reitora.

"É um conhecimento que vai ajudar a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional no apoio à Assessoria Internacional na execução da Política de Internacionalização do IFMS", destaca o pró-reitor da área, Fernando Alves.

O pró-reitor destaca a importância de conhecer a experiência das instituições portuguesas em internacionalização.

“Percebemos que eles mantêm foco total no estudante, desde a inscrição até o relatório final. É um conhecimento que vai ajudar a Prodi [Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional] no apoio à Assessoria Internacional na execução da Política de Internacionalização do IFMS, além da definição dos indicadores e dos métodos para avaliar o resultado das ações”, ressalta.

A programação do seminário inclui palestras, workshops e mesas-redondas. Ao final do evento, as instituições brasileiras e portuguesas pretendem elaborar um plano de trabalho conjunto.

• Reitora do IFMS classifica a internacionalizção como estragégica para uma instituição de ensino - Foto: IPB News

• Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional troca experiências com instituições portuguesas - Foto: IPB News

Outros compromissos - Os dois últimos dias da missão foram reservados para que os dirigentes da Rede Federal façam visitas a instituições portuguesas.

Na quinta-feira, 7, a reitora e o pró-reitor do IFMS participam de um encontro com o novo presidente do Instituto Politécnico do Porto e assistem a uma apresentação do gabinete de relações internacionais da instituição.

No dia seguinte, todos os reitores participam de uma conferência sobre sucesso acadêmico no ensino superior. Em seguida, a delegação brasileira debate perspectivas para a disseminação e sustentabilidade do projeto LAPASSION, programa de capacitação internacional da União Europeia.

Cooperação - Portugal, segundo o Conif, é o país com o qual a Rede Federal mais coopera. Atualmente, são 126 acordos de cooperação técnica assinados entre instituições brasileiras e portuguesas.

Entre as iniciativas conjuntas estão a oferta de cursos de mestrado e doutorado a estudantes e servidores da Rede Federal em instituições de Portugal, além de acordos de dupla diplomação nas áreas de engenharia e administração.

Nos últimos anos, o IFMS firmou acordos com duas instituições portuguesas. Entre 2017 e 2019, técnicos-administrativos tiveram a oportunidade de fazer o mestrado em administração no Instituto Politécnico do Porto. Ainda em 2019, dez estudantes passaram dois meses no Instituto Politécnico de Bragança para fazer o estágio curricular obrigatório.

Em 2021, o IFMS celebrou acordo de cooperação para dupla diplomação dos estudantes do curso superior de tecnologia em Jogos Digitais, ofertado pelo Campus Dourados, com o Instituto Politécnico de Bragança.

Texto redigido com informações do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Matéria alterada às 12h23 de 06/04/22 para inclusão de informações sobre o acordo de cooperação para dupla diplomação firmado entre o IFMS e o Instituto Politécnico de Bragança.