Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > IFMS realiza Semana Pedagógica voltada ao 2° semestre letivo

Ensino

IFMS realiza Semana Pedagógica voltada ao 2° semestre letivo

Atividades começam na quarta-feira, 20, com uma transmissão ao vivo. Programação segue até dia 22 com atividades nos campi da instituição
por Cleyton Lutz publicado: 18/07/2022 13h25 última modificação: 18/07/2022 13h25

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) inicia na quarta-feira, 20, a Semana Pedagógica referente ao segundo semestre letivo de 2022. A abertura será às 8 horas, com transmissão pelo canal da instituição no YouTube.

Com a participação de dirigentes da instituição, a abertura da Semana Pedagógica terá como tema “Permanência e êxito: um olhar para o IFMS”. 

As atividades serão conduzidas pela assistente social do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Maria Conceição Dantas, com um estudo voltado à atuação dos assistentes sociais na Educação Profissional e Tecnológica. Ela será auxiliada por servidores pertencentes a Pró-retoria de Ensino (Proen). 

O objetivo é apresentar as bases informacionais utilizadas em âmbito institucional, considerando o perfil dos estudantes para formulação de políticas e programas educacionais, com vistas a melhorar o desempenho acadêmico no IFMS. As atividades serão divididas em subtemas que abordarão:

  • permanência e êxito;
  • perfil socioeconômico;
  • execução orçamentária da alimentação escolar;
  • programas suplementares de material didático-escolar;
  • evasão nos cursos de graduação;
  • lei de criação dos Institutos Federais;
  • Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja);
  • Plano Educacional Individual (PEI).

Estão previstas ainda apresentações dos painéis de assuntos estudantis e central de ações estratégicas; contribuição da Avaliação Docente pelo Discente (ADD) na orientação do desenvolvimento do trabalho pedagógico; contribuições das ações do Programa de Permanência e Êxito para o apoio suplementar às ações de ensino, pesquisa e extensão; e consolidação e fortalecimento da transparência da aplicação do orçamento nas políticas e programas de apoio ao estudante. 

No período vespertino, bem como na quinta e sexta-feira, 21 e 22, quando se encerram as atividades, a programação segue em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, sob responsabilidade de cada campi. 

Participação – A participação dos servidores do Instituto Federal acontecerá por meio do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA/Moodle), para fins de confirmação de presença e certificação. Para isso é necessário escolher a classe "Semana Pedagógica 2022-2 – Permanência e êxito: um olhar para o IFMS". Todos os servidores estarão cadastrados nela.

Em virtude do período eleitoral, que impõe regras específicas para a comunicação institucional, não serão permitidos comentários durante a transmissão aberta ao público.

No ambiente virtual, os participantes poderão tirar dúvidas e também realizarão algumas atividades interativas ao final de cada subtema, de maneira sincrônica.

registrado em: