Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > II Seminário de Pós-Graduação será realizado em setembro

II Seminário de Pós-Graduação será realizado em setembro

Evento contará com mesas temáticas e apresentação de trabalhos. Atividades serão online entre os dias 14 e 16 de setembro
por Vinicius Vieira publicado: 05/05/2022 14h26 última modificação: 05/05/2022 14h26

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) irá realizar em setembro a segunda edição do Seminário de Pós-Graduação (Sempog) da instituição.

Com o tema 'Veredas que se bifurcam: percursos e entrecruzamentos da pós-graduação em Mato Grosso do Sul', o evento será online, pela plataforma Google Meet, e prevê uma série de mesas temáticas e apresentações de trabalhos entre os dias 14 e 16 de setembro.

“Este é um evento que Mato Grosso do Sul necessita e que o IFMS, enquanto instituição, merece. O Sempog chama a atenção para a comunidade de que o Instituto não é restrito ao ensino médio técnico, e que possui uma gama de pós-graduação gratuita, de qualidade e diversa”, analisa.

“O Sempog contribui para alavancar o índice de produtividade científica do IFMS, além de fomentar espaços para futuros projetos de pesquisas interdisciplinares e coletivas, articulação de grupos de pesquisa e também conhecimento sobre as pesquisas realizadas por pares”, afirma o diretor de pós-graduação e coordenador do evento, Geovano Chaves.

Segundo Geovano, o principal objetivo do Seminário é propiciar a troca de experiências entre os pesquisadores e superar o resultado alcançado na primeira edição, em que mais de 180 trabalhos foram apresentados, além da realização de 17 mesas temáticas.

Para esta segunda edição, servidores do IFMS e de outras instituições podem fazer propostas de mesas temáticas até o próximo dia 5 de junho. Cada mesa pode ter até quatro proponentes, com pelo menos um servidor do IFMS, e o envio da proposta deve ser feito por meio de formulário online.

Já a submissão de resumos para apresentações orais no evento está prevista para ocorrer entre julho e agosto. A abertura oficial será no dia 13 de setembro.

Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito pelo e-mail .

Primeira edição - Os interessados em participar do Sempog e quiserem saber como foi a primeira edição, podem acessar a lista das 17 Mesas Temáticas na página do evento.

No site também estão disponíveis os anais do Seminário e o caderno de resumos dos 182 trabalhos apresentados na edição 2021, que teve como tema 'Espaços de experiências e horizontes de expectativas: cenários e trajetórias de pesquisas no âmbito da pós-graduação em MS'.