Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Inscrição de Meninas e Mulheres em Pesquisas Científicas vai até dia 20

Iniciação Científica

Inscrição de Meninas e Mulheres em Pesquisas Científicas vai até dia 20

Cada projeto de pesquisa pode contemplar até duas estudantes com bolsas de iniciação científica. Valor varia de R$ 100 a R$ 400
por Vinicius Vieira publicado: 08/06/2022 14h53 última modificação: 08/06/2022 14h53

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe até o próximo dia 20 as inscrições na seleção de propostas para a participação de meninas e mulheres em pesquisas científicas no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Podem ser submetidas propostas de pesquisas básica ou aplicada que utilizem métodos científicos para produzir conhecimento, com ou sem objetivo prático, de forma a atender os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com foco na inserção das meninas e mulheres na ciência.

Cada projeto deve ter uma professora coordenadora e contemplar até dois planos de trabalhos com possibilidade de concessão de bolsas a estudantes e um plano de trabalho com estudante voluntária. É possível também a vinculação de outras pesquisadoras na condição de orientadoras.

Serão disponibilizadas até 30 bolsas nos valores mensais de R$ 100 para alunas de cursos técnicos e de R$ 400 para acadêmicas de graduação.

Os projetos selecionados poderão receber ainda apoio financeiro de R$ 600 para custeio. Os recursos são provenientes do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi) e do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pitec).

As regras na íntegra estão disponíveis no edital publicado na Central de Seleção do IFMS.

Submissão e cronograma - As propostas devem ser submetidas pela coordenadora via Sistema Único de Administração Pública (Suap).

As coordenadoras e orientadoras devem ser docentes do IFMS, com, pelo menos, o título de mestre, e não podem ter pendências em programas geridos pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), bem como em outras instâncias institucionais. Também é necessário ter currículo atualizado, no mínimo, há seis meses na Plataforma Lattes.

Os projetos devem, preferencialmente, estar associados a um grupo de pesquisa cadastrado e certificado pelo IFMS no Diretório de Grupo de Pesquisa (DGP/CNPq).

A previsão é que o resultado preliminar seja publicado em 1° agosto e o final até o dia 8 do mesmo mês. Os projetos deverão ser executados entre agosto de 2022 e agosto de 2023.

Esclarecimentos e informações adicionais acerca do edital podem ser encaminhados ao e-mail da Diretoria de Pesquisa (dirpe@ifms.edu.br), com cópia para a Coordenação de Ações Pró-Pesquisa e Fomento (copef@ifms.edu.br).

Mais informações sobre o assunto estão disponíveis na página Pesquisa do site institucional.