Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Inscrições para cursos do Qualifica Mais seguem até fim do mês

Formação Inicial e Continuada

Inscrições para cursos do Qualifica Mais seguem até fim do mês

Oferta é de 410 vagas nos cursos de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis e de Microempreendedor Individual
por Osvaldo Sato publicado: 19/04/2022 16h40 última modificação: 19/04/2022 16h40

Termina no próximo dia 29 o prazo para inscrições no processo seletivo para ingresso nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ofertados pelo Programa Qualifica Mais Energif e Qualifica Mais Progredir no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

São 410 vagas ofertadas nos cursos de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (80 em Campo Grande e 80 em Três Lagoas) e de Microempreendedor Individual (250 vagas em Campo Grande).

As aulas serão ministradas presencialmente no período noturno (18h50 às 22h45), com possibilidade de atividades desenvolvidas, esporadicamente, também nas manhãs de sábado.

O edital com todas as regras do processo seletivo está disponível na Central de Seleção do IFMS.

Requisitos - Para concorrer à vaga em qualquer dos cursos, o candidato deve possuir mais de 18 anos e ensino fundamental completo.

Para o curso de Microempreendedor Individual, além dos requisitos anteriores, é necessário também ser beneficiário ou dependente de beneficiário do Programa Auxílio Brasil, ou cadastrado no CadÚnico e/ou NIS.

Inscrições - Devem ser feitas exclusivamente pela Página do Candidato.

No ato da inscrição, o candidato deve enviar digitalmente, em arquivo único, fotocópia dos documentos listados, em formato .pdf, .doc ou .zip:

• RG ou outro documento oficial de identificação com foto;
  • CPF ou documento oficial em que conste o CPF;
  • Documento que comprove escolaridade mínima exigida para o curso ou comprovante de escolaridade superior à mínima;
  • Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros entre 19 e 45 anos de idade completos ou a serem completados até 31 de dezembro do ano corrente;
  • Foto 3x4 recente.

Seleção - Será feita mediante sorteio eletrônico, previsto para ocorrer em 5 de maio, conforme cronograma do edital. O resultado, com a classificação de todos os candidatos, deve ser publicado no dia 9.

A classificação final do processo seletivo e a convocação em primeira chamada para matrículas estão previstas para 12 de maio.

O início das aulas do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis está agendado para 25 de maio. A qualificação pode ser dividida em duas turmas, sendo uma no primeiro semestre e outra no segundo.

Já o curso de Microempreendedor Individual começa no dia 14 de junho. Ele poderá ser ofertado em etapas no decorrer deste ano.

Qualifica Mais Progredir - É uma linha de fomento para a oferta de cursos de qualificação profissional de Microempreendedor Individual (MEI) voltado a beneficiários do Programa Auxílio Brasil.

A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Cidadania. Foram pactuadas, em todo o País, um total de 51 mil vagas em 80 municípios, com instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e com instituições públicas da rede estadual de educação.

Qualifica Mais Energif - É uma linha de fomento para a oferta de vagas no curso de qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, com carga horária mínima de 200h. Segundo o site do programa, serão ofertadas até 9 mil vagas em 85 localidades.

A iniciativa atende aos objetivos do Programa Energif, estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), que foca em medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, assim como na ampliação da oferta de cursos por suas unidades.