Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Inscrição para cursos subsequentes e Proeja termina segunda-feira

Ensino técnico

Inscrição para cursos subsequentes e Proeja termina segunda-feira

São ofertadas 240 vagas nos campi Aquidauana, Coxim, Dourados e Jardim. Para participar é necessário ter ensino fundamental ou médio
por Osvaldo Sato publicado: 03/06/2022 10h00 última modificação: 03/06/2022 10h00

Termina na segunda-feira, 6, o prazo para inscrição nos processos seletivos para ingresso nos cursos técnicos subsequentes e integrados, na Educação de Jovens e Adultos (Proeja), ofertados pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em quatro municípios.

Ao todo, são 240 vagas nos campi Aquidauana, Coxim, Dourados e Jardim, para cursos realizados de maneira presencial.

Edital nº 025/2022 rege a seleção para ingresso no ensino subsequente, sendo 40 vagas para Edificações, em Aquidauana; e 40 vagas para Marketing, em Dourados. Nessa modalidade, o interessado deve ter ensino médio completo até a data da matrícula.

Já o processo seletivo para os cursos Proeja é regido pelo Edital nº 026/2022. São oferecidas 160 vagas, sendo 40 para cada opção: Administração (Aquidauana), Manutenção e Suporte em Informática (Coxim), Edificações e Informática para Internet (ambos em Jardim). O candidato deve possuir ensino fundamental completo e ter no mínimo 18 anos de idade.

Inscrições – Devem ser feitas na Página do Candidato. Aqueles que não tiverem acesso à internet podem solicitar atendimento no campus em que o curso é ofertado, podendo realizar presencialmente a inscrição. É necessário informar dados pessoais, curso e turno escolhido e ainda a opção pelas vagas ofertadas em ampla concorrência ou por cotas.

Ao final da inscrição, o candidato receberá um e-mail de confirmação no endereço eletrônico cadastrado.

Ações afirmativas – Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, além de pessoas com deficiência.

Os cotistas aprovados nos processos seletivos deverão comprovar a condição na matrícula, caso contrário perderão a vaga e serão reclassificados em lista de espera.

Os candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas deverão passar ainda por uma banca de heteroidentificação, para constatação da veracidade da autodeclaração.

Seleção – Será feita por sorteio eletrônico, previsto para 14 de junho. No dia 10, o Instituto Federal divulgará a relação das inscrições homologadas e o número dos candidatos para sorteio.

As classificações preliminar e final serão publicadas, respectivamente, em 15 e 22 de junho. No dia seguinte, será feita a convocação para banca de heteroidentificação dos candidatos autodeclarados pretos ou pardos. O resultado final e a convocação em primeira chamada, para ambos editais, estão previstos para 7 de julho.

As aulas começam no dia 25 do mesmo mês, quando terá início o segundo semestre letivo no IFMS.

Quadro de Vagas

Técnico Integrado Proeja