Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Inscrições para visitas técnicas seguem até 10 de abril

Inscrições para visitas técnicas seguem até 10 de abril

Edital prevê a concessão de auxílio financeiro para estudantes participantes das atividades. Fomento total será de até R$ 60,4 mil
por Osvaldo Sato publicado: 23/03/2022 10h13 última modificação: 23/03/2022 10h13

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe até o dia 10 de abril as inscrições de propostas no processo de seleção de projetos para realização de visitas técnicas neste primeiro semestre letivo de 2022.

As visitas técnicas são atividades externas à instituição com fins pedagógicos, sob a orientação de professores, com o objetivo de propiciar aprendizados complementares à formação integral dos estudantes.

As atividades poderão ser realizadas dentro ou fora do município e cidades vizinhas, com ou sem pernoite, com pagamento de auxílios aos estudantes participantes.

A submissão de propostas ao edital 15/2022 deve ser feita por docentes do IFMS, contendo dados como a empresa ou instituição que será visitada.

O edital com todas as regras da seleção está publicado na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições - Devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção.

No ato da inscrição, o proponente deverá anexar o projeto (Anexo I) e tabela de pontuação (Anexo II) preenchidos e em formato PDF, com a ciência da empresa a ser visitada e da direção-geral do campus.

Os projetos deverão ser elaborados de acordo com as normas do Regulamento para Realização de Visitas Técnicas no âmbito do IFMS.

Seleção - As direções-gerais dos campi instituirão comissões para análise das propostas e dos recursos.

Serão selecionados os projetos até o limite de recursos disponibilizados por campus no edital. Os não selecionados dentro do limite irão para uma lista de espera e poderão ser contemplados em caso de desistência.

Os critérios de seleção são:

• previsão da visita técnica no(s) Plano(s) de Ensino(s);
  • compatibilidade da visita técnica com o conteúdo da(s) unidade(s) curricular(es);
  • unidade(s) curricular(es) dos períodos mais avançados do curso;
  • número de unidade(s) curricular(es) envolvida(s);
  • número de estudantes contemplados;
  • menor razão entre o valor a ser investido e o número de participantes.

As propostas serão analisadas entre os dias 11 e 19 de abril.

A publicação do resultado preliminar está prevista para 20 de abril, e o final para o dia 27.

Recursos - O valor total destinado para o pagamento de auxílios será de até R$ 60,4 mil, proveniente da Assistência Estudantil do IFMS.

Os valores dos auxílios para estudantes podem variar de R$ 200 a R$ 300, em caso de diárias com pernoite; e de R$ 75 a R$ 150, em caso de diária sem pernoite.

O recurso destinado ao pagamento de locação de veículos e de despesas decorrentes do transporte em veículo oficial para a realização de visitas técnicas contempladas neste edital será proveniente do campus, assim como o pagamento de diárias de servidores envolvidos nas visitas.

Poderá ser adicionado ao valor do auxílio pago ao estudante o custo relacionado ao transporte por meio de empresa de transporte rodoviário de passageiros. Estes deverão constar na proposta submetida no ato da inscrição ao edital.

Recursos divididos por campus

Campus Valor