Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Inscritos mais de 100 projetos de pesquisa no ciclo 2022-23

Inscritos mais de 100 projetos de pesquisa no ciclo 2022-23

Lista das propostas homologadas no Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica está disponível na Central de Seleção
por Laura Silveira publicado: 28/06/2022 11h10 última modificação: 28/06/2022 11h10

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou na última sexta-feira, 24, a relação final das propostas homologadas na seleção de projetos de pesquisa para o ciclo 2022-2023 do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica.

De acordo com a Diretoria de Pesquisa (Dirpe), 104 propostas estão inscritas. Os projetos serão desenvolvidos nos dez campi da instituição, em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Segundo o cronograma retificado, as propostas homologadas serão avaliadas e classificadas até 20 de julho. Os resultados preliminar e final da seleção estão previstos para os dias 25 e 29 do mês que vem, respectivamente.

Todas as publicações são feitas na Central de Seleção do IFMS.

Recursos - A previsão é que sejam disponibilizadas até 126 bolsas de iniciação científica nos valores mensais de R$ 100 para alunos dos cursos técnicos e de R$ 400 para estudantes de graduação.

A distribuição de bolsas será feita proporcionalmente às inscrições de projetos homologadas por área do conhecimento (Grande Área CNPq).

Os projetos selecionados poderão receber ainda apoio financeiro de R$ 600 para custeio. Os recursos são provenientes do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi), com liberação condicionada à disponibilidade orçamentária do Instituto Federal.

O recurso para custeio poderá ser utilizado para aquisição de material de consumo, componentes e/ou peças de reposição de equipamentos, instalação, recuperação e manutenção de equipamentos.

Pesquisas - Deverão ser executadas entre agosto deste ano e julho de 2023.

Os projetos propostos deverão gerar produtos ou processos com foco na busca por soluções criativas e inovadoras a problemas da sociedade. Com vistas ao desenvolvimento regional, poderão ser criados protótipos, dispositivos, planos de ação, manuais, cartilhas, softwares, sites, aplicativos, procedimentos, dentre outros.

Em caso de dúvidas sobre a seleção, o contato deve ser feito com a Coordenação de Ações Pró-Pesquisa e Fomento (Copef), ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), pelo e-mail copef@ifms.edu.br.

Propostas Homologadas do Ciclo 2022-23

Campus Propostas Homologadas Planos de Trabalho