Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Minicurso propõe reflexões sobre práticas educacionais inclusivas

Minicurso propõe reflexões sobre práticas educacionais inclusivas

Atividade é parte do 2º Colóquio de Educação Inclusiva do IFMS e será realizada nos dias 7, 9 e 11 de novembro
por Paulo Gomes publicado: 03/11/2022 15h07 última modificação: 03/11/2022 15h17

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para o minicurso Acessibilidade no Contexto do Instituto Federal, ministrado pela docente Carla Ariela Vilaronga, doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O curso integra a programação do 2º Colóquio de Educação Inclusiva do IFMS, cuja primeira etapa foi realizada em outubro, e será ministrado nos dia 7, 9 e 11, das 14h às 17h. São 100 vagas para servidores e comunidade externa. As inscrições devem ser feitas pelo site do Colóquio.

O curso será on-line irá refletir sobre as práticas educacionais inclusivas, voltadas para o atendimento dos estudantes Portadores de Necessidades Especiais (PNEs).

“A proposta do curso é que a gente tenha espaço para conversar sobre os casos e refletir sobre os contextos que a gente está vivendo nos institutos. Vamos abranger brevemente o histórico, a política, trazendo para temas da prática, tanto docente, quanto da equipe técnica administrativa e o contexto dos Napnes”, afirma Vilaronga.

“Esse curso vai ajudar a fazer reflexões com a palestrante, uma oportunidade ótima para os profissionais que estão trabalhando com estudantes que têm as suas necessidades educativas específicas, que eles possam aí estar conversando diretamente com a palestrante”, explica a professora Jozil dos Santos, coordenadora do evento.

Colóquio - Ente os dias 25 e 27 de outubro, na primeira parte do evento, foram realizadas uma série de palestras que abordaram políticas públicas da educação inclusiva e o acesso de alunos com deficiência à educação básica e superior. O capacitação na próxima semana encerra a segunda edição do evento.

A organização do Colóquio é multicampi, feita por meio dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) da instituição em Coxim, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas.

O evento foi selecionado no Edital n° 19/2022, voltado a propostas de atividades de extensão a serem desenvolvidas pelos núcleos do Instituto Federal, sendo contemplado com bolsas e recursos para custeio.

Além dos servidores dos campi envolvidos em sua realização, outros três estudantes do Campus Naviraí atuam como bolsistas no desenvolvimento da proposta, integrando a equipe organizadora.

Napne - De natureza consultiva e executiva, o núcleo integra a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFMS. Há uma coordenação-geral na reitoria e uma coordenação local em cada campus, que conta ainda com uma equipe interdisciplinar e membros voluntários da comunidade escolar.

Entre suas finalidades estão definir normas de inclusão a serem praticadas na instituição, promover a cultura de convivência e respeito à diferença, buscar a superação de obstáculos arquitetônicos e atitudinais e garantir a prática da inclusão social na instituição.

Mais informações estão disponíveis na Página do Napne.

registrado em: , , ,