Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Núcleos receberão até R$ 110 mil como apoio institucional

Núcleos receberão até R$ 110 mil como apoio institucional

Propostas de atividades podem ser submetidas por núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas e de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas
por Laura Silveira publicado: 06/04/2022 13h06 última modificação: 08/04/2022 12h04

Pela primeira vez, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abre seleção específica para apoio a atividades extensionistas desenvolvidas pelos núcleos institucionais de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).

Serão destinados até R$ 110 mil às atividades selecionadas. O fomento foi disponibilizado por meio do Edital nº 019/2022, publicado na Central de Seleção.

“Com o edital, pretende-se potencializar a atuação dos Núcleos, oportunizando à comunidade interna promover a cultura de convivência e respeito à diferença, e implementar ações direcionadas a uma educação pluricultural, com vistas à construção da cidadania”, aponta o pró-reitor de Extensão, Danilo Teles.

“Pretende-se potencializar a atuação dos Núcleos, oportunizando à comunidade interna promover a cultura de convivência e respeito à diferença, e implementar ações direcionadas a uma educação pluricultural”, aponta o pró-reitor de Extensão, Danilo Teles.

Podem ser submetidas propostas de atividades de extensão - desenvolvidas nas modalidades programa, projeto, curso, evento ou prestação de serviços tecnológicos - e de evento regional, definido pelo edital como sendo aquele que integre quatro ou mais campi do IFMS.

Além de as atividades serem executadas entre 1° de junho deste ano e 30 de junho de 2023, são condições para habilitação das propostas:

• enquadrar-se em alguma modalidade de atividade de extensão;
  • envolver a comunidade externa na caracterização de seu público-alvo;
  • envolver entre um e três estudantes bolsistas matriculados nos cursos técnicos de nível médio ou do ensino superior do IFMS;
  • ter relação direta com o que dispõe os Regulamentos dos Núcleos (Neabi e Napne).

“Objetivamos fomentar o desenvolvimento de atividades de extensão pelo Neabi e Napne, possibilitando maior autonomia e oportunizando a previsibilidade de atuação. Assim, será possível programar atividades durante os próximos doze meses, assegurando o planejamento e execução de eventos importantes do calendário institucional” ressalta o pró-reitor.

Submissão - Deve ser feita pelo coordenador da proposta, que deve ser um servidor efetivo que atue no Neabi ou Napne do campus, exclusivamente pelo Suap Extensão. O prazo abre nesta quinta-feira, 7, e segue até 9 de maio.

No sistema, é necessário anexar o Termo de Compromisso do Bolsista (Anexo I do edital) e o Termo de Compromisso do Coordenador (Anexo II).

O proponente não pode ter pendências de relatórios parciais e/ou finais e de prestações de contas de atividades realizadas em períodos anteriores, seja de atividades de fluxo contínuo com ou sem fomento ou de outros editais de fomento, em quaisquer uma das pró-reitorias do IFMS, até a fase que antecede a execução da proposta.

Se for servidor técnico-administrativo, a proposta deverá conter, no mínimo, um docente na equipe de execução.

Caberá ao proponente indicar os estudantes beneficiários das bolsas. A proposta deverá possuir entre um e três bolsistas, identificados nominalmente na equipe de execução. Os alunos precisam estar matriculados nos cursos técnicos ou superiores do IFMS e atender às condições dispostas no edital de seleção.

Fomento - Dos R$ 110 mil de apoio total previsto, R$ 90 mil são destinados à concessão de bolsas de extensão para estudantes participantes, de acordo com o Programa de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão do IFMS (Pibaex).

A bolsa mensal para estudantes de nível superior é de R$ 400, e de R$ 200 para os de nível médio. Os valores serão pagos por até doze meses.

Cada proposta poderá contemplar até três bolsistas. Caso haja mais, atuarão na condição de voluntários. Serão pagas até três bolsas para eventos de extensão, considerando o plano de trabalho indicado pelo coordenador na proposta.

Os outros R$ 20 mil de fomento previstos no edital serão destinados ao pagamento de auxílios financeiros para o desenvolvimento das atividades de extensão, de acordo com o Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

Cada proposta aprovada receberá até R$ 500 de auxílio. No caso dos eventos regionais, serão destinados até R$ 8 mil para cada selecionado.

Os auxílios financeiros serão concedidos em parcela única diretamente na conta corrente do coordenador, considerando a disponibilidade financeira do IFMS, visando, exclusivamente, subsidiar o desenvolvimento das atividades previstas nas propostas aprovadas.

Seleção - A avaliação das propostas submetidas será feita pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), com base na compatibilidade com as exigências do edital, estruturação das atividades e capacidade de execução.

Os servidores e estudantes contemplados na seleção se comprometem a participar de possíveis eventos de extensão organizados pelo IFMS para socializar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento das atividades extensionistas.

A divulgação dos resultados preliminar e final está prevista para os dias 19 e 24 de maio, respectivamente.

Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito pelo e-mail .