Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Prazo para submissão de projetos segue até 12 de junho

Iniciação Científica

Prazo para submissão de projetos segue até 12 de junho

Cada projeto de pesquisa pode contemplar até dois estudantes com bolsas de iniciação científica. Valor varia de R$ 100 a R$ 400
por Vinicius Vieira publicado: 25/05/2022 11h30 última modificação: 06/06/2022 13h06

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe até o próximo dia 12 de junho as inscrições de projetos pesquisa e indicação de estudantes bolsistas e voluntários para o ciclo 2022-2023 do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pitec).

Os projetos devem ser propostos de forma a gerar produtos ou processos com foco na busca por soluções criativas e inovadoras a problemas da sociedade. Com vistas ao desenvolvimento regional, poderão ser criados protótipos, dispositivos, planos de ação, manuais, cartilhas, softwares, sites, aplicativos, procedimentos, dentre outros.

Cada projeto deverá ter um professor coordenador e contemplar até dois planos de trabalho, com possibilidade de concessão de bolsas a estudantes e um plano de trabalho com discente voluntário.

A previsão é que sejam disponibilizadas 126 bolsas de iniciação científica nos valores mensais de R$ 100 para alunos dos cursos técnicos e de R$ 400 para estudantes de graduação.

A distribuição de bolsas será feita proporcionalmente às inscrições de projetos homologadas por área do conhecimento (Grande Área CNPq).

Os projetos selecionados poderão receber ainda apoio financeiro de R$ 600 para custeio. Os recursos são provenientes do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi), com liberação condicionada à disponibilidade orçamentária do Instituto Federal.

O recurso para custeio poderá ser utilizado para aquisição de material de consumo, componentes e/ou peças de reposição de equipamentos, instalação, recuperação e manutenção de equipamentos.

Os requisitos para participação estão dispostos no edital n° 029/2022, publicado na Central de Seleção do IFMS.

Submissão e cronograma – As propostas devem ser submetidas pelo coordenador, no Sistema Único de Administração Pública (Suap).

Os coordenadores e orientadores devem ser docentes do Instituto Federal e não podem ter pendências em programas geridos pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), bem como em outras instâncias institucionais. Também é necessário ter currículo cadastrado e atualizado, no mínimo, há seis meses na Plataforma Lattes.

Os projetos devem preferencialmente estar associados a um grupo de pesquisa cadastrado e certificado pelo IFMS no Diretório de Grupo de Pesquisa (DGP/CNPq).

As propostas homologadas serão divulgadas até 14 de junho. Os resultados preliminar e final estão previstos para 22 e 28 do mesmo mês, respectivamente. Os projetos deverão ser executados entre agosto de 2022 e julho de 2023.

Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito com a Coordenação de Ações Pró-Pesquisa e Fomento (Copef), ligada à Propi, pelo e-mail copef@ifms.edu.br.