Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Prazo para submissão de trabalhos vai até início de setembro

Feiras de Ciência e Tecnologia

Prazo para submissão de trabalhos vai até início de setembro

Podem participar estudantes dos ensinos fundamental (6º ao 9º ano), médio e técnico integrado, das redes pública e privada, além de ex-alunos do IFMS
por Vinicius Vieira publicado: 23/08/2022 08h34 última modificação: 23/08/2022 08h34

Seguem abertas até o dia 1º de setembro, as inscrições gratuitas para os trabalhos a serem apresentados nas feiras de ciência e tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). 

As feiras acontecerão em outubro, durante a Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) 2022, em Aquidauana (Feciaq), Campo Grande (Fecintec), Corumbá (Fecipan), Coxim (Fecitecx), Dourados (Fecigran), Jardim (Fecioeste), Naviraí (Fecinavi), Nova Andradina (Fecinova), Ponta Porã (Fecifron) e Três Lagoas (Fecitel) e contemplam todo o Estado por meio das áreas de abrangência dos campi.

Podem participar das feiras estudantes dos ensinos fundamental (6º ao 9º ano), médio e técnico integrado, das redes pública e privada, além de ex-alunos do Instituto Federal que concluíram os cursos após novembro do ano passado.  

Os trabalhos devem estar relacionados às áreas de Ciências Biológicas e da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística e Artes; Agrárias e Engenharias; ou Multidisciplinar, quando há mais de uma área predominante. 

Inscrição – Deve ser feita pelo orientador do trabalho, utilizando o Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos

Cada trabalho pode ter um orientador, que precisa ter vínculo empregatício com instituições de ensino ou ser servidor público e, no máximo, três (ensino médio) ou cinco estudantes (ensino e fundamental). É possível ainda a inclusão de um coorientador (aluno da graduação, aluno da pós-graduação, técnico-administrativo ou docente). 

Inicialmente, é necessário cadastrar informações sobre o orientador e demais autores do projeto e fazer a submissão do resumo expandido, de acordo com o modelo disponibilizado na Central de Seleção

Um tutorial, com o passo a passo para fazer a inscrição, está disponível aqui.

Até 14 de setembro será divulgado o resultado da primeira etapa. Os trabalhos classificados como “aprovado com correções” deverão ser adequados e encaminhados novamente. 

A última etapa consistirá no envio da documentação do trabalho, também pelo Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos, incluindo itens obrigatórios como banner, relatório e caderno de campo.

Pode ser feito ainda um vídeo de apresentação, pelos estudantes, sendo sua produção facultativa. 

Seleção – A análise da documentação e homologação das inscrições serão realizadas pela comissão organizadora de cada feira. 

A avaliação do resumo expandido será realizada por servidores da instituição e pesquisadores credenciados, observando aspectos como criatividade e inovação, conhecimento científico do tema, organização e clareza de ideias, uso adequado do método científico e adequação à norma culta de linguagem. 

A previsão é que a relação final dos aprovados para apresentação seja divulgada no dia 26 de setembro. 

Avaliação e premiação – Nas feiras, as comissões avaliadoras serão formadas por professores e pesquisadores de diferentes instituições e áreas de conhecimento. 

A avaliação será feita com base em critérios científicos e tecnológicos, o que inclui problema/hipótese, coleta de dados/metodologia, elaboração do projeto, produtos/processos, além do conteúdo, clareza e organização das informações e dados contidos no resumo expandido, banner, relatório e caderno de campo. 

A premiação será realizada pelos campi. Os trabalhos premiados serão divulgados no dia 7 de outubro. Todos os autores dos trabalhos receberão certificado de participação. Haverá premiação nas seguintes categorias:

  • 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível médio ou técnico integrado de nível médio em cada uma das cinco áreas do conhecimento;
  • 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível fundamental em cada uma das cinco áreas do conhecimento;
  • melhor banner;
  • melhor relatório de trabalho;
  • melhor projeto na categoria nível médio/técnico;
  • melhor projeto na categoria nível fundamental;
  • melhor projeto na categoria convidados, para trabalhos de outros Estados;
  • melhor projeto na categoria impacto socioambiental; e
  • melhor projeto na categoria inovação tecnológica.

Mais informações estão disponíveis na página das feiras do IFMS

SCT 2022 – Anualmente, o Instituto Federal organiza feiras científicas nos campi, como parte da Semana de Ciência e Tecnologia da instituição, que possui atividades simultâneas em suas unidades. Em 2022, o evento vai de 3 a 7 de outubro. 

O tema da Semana segue o proposto para o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações: “Bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.