Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Projeto de iniciação tecnológica atenderá rede básica de ensino

Aquidauana

Projeto de iniciação tecnológica atenderá rede básica de ensino

Cursos terão foco no ensino de programação aplicada. Professores do ensino básico já podem se inscrever
por Cleyton Lutz publicado: 16/03/2022 09h35 última modificação: 16/03/2022 09h35

O Campus Aquidauana do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para o curso de formação em Arduíno, de nível intermediário, ofertado em parceria com a Secretaria de Educação do município. A iniciativa tem o objetivo de promover a iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada no ensino básico. 

A primeira etapa do projeto – contemplado no edital n° 01/2021 do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – terá atividades virtuais e uma aula presencial, destinada a professores do ensino básico, que será realizada no campus do Instituto Federal. A carga horária total é de 40h.

Os interessados devem acessar e preencher o formulário eletrônico, sendo que as vagas serão ocupadas por ordem de inscrição.

“Os professores participantes dessa primeira etapa atuarão ainda como replicadores do conhecimento junto aos seus alunos, aumentando a rede de aprendizado sobre o tema”, explica a coordenadora do projeto e professora do Campus Aquidauana, Marcia Cristaldo. 

Para participar é necessário ter feito o curso livre de Lógica de Programação com Arduíno, em nível básico, disponível na plataforma do IFMS. Serão atendidos até 80 docentes em quatro datas para a realização da aula presencial, no mês de abril. 

“Os professores poderão iniciar suas habilidades relacionadas ao aprendizado e ensino da programação. Os participantes dessa primeira etapa atuarão ainda como replicadores do conhecimento junto aos seus alunos, aumentando a rede de aprendizado sobre o tema”, explica a coordenadora do projeto e professora do Campus Aquidauana, Marcia Cristaldo. 

Fazem parte da equipe ainda os docentes Leandro de Jesus e Sidney Sousa, ambos do Instituto Federal, e Sandro Souza, que pertence è rede básica, além de bolsistas dos cursos técnicos e de graduação do campus. 

Segunda etapa – A continuidade do projeto prevê ainda o atendimento a 60 estudantes dos anos finais do ensino fundamental (8° e 9° anos) da rede pública dos municípios de Aquidauana e Anastácio, neste primeiro semestre de 2022. 

A previsão é que as inscrições sejam abertas já neste mês de março, com início das atividades em abril. O curso ofertado aos alunos também terá como tema a programação com Arduíno, em nível intermediário. A ideia é estimular os participantes ao desenvolvimento de conhecimentos, práticas e metodologias atrelados ao pensamento tecnológico e suas potencialidades. 

“Acredito que a experiência será importante para o desenvolvimento dos participantes, pois o tema prevê o uso do raciocínio lógico de forma descontraída, saindo do cotidiano de sala de aula”, comenta Marcella Souza, estudante do IFMS e bolsista no projeto.

A aluna do 3° semestre do curso técnico integrado em Informática, Marcella Souza, 16, atuará como bolsista no projeto, auxiliando os participantes na montagem e programação da plataforma de prototipagem eletrônica, de hardware livre e placa única. 

“Sempre estudei na rede pública e antes do IFMS nunca havia tido a oportunidade de aprender sobre programação com Arduíno. Acredito que a experiência será importante para o desenvolvimento dos participantes, pois o tema prevê o uso do raciocínio lógico de forma descontraída, saindo um pouco do cotidiano de sala de aula”, comenta.

Projeto – A chamada pública publicada pelo Ifes prevê a concessão de mais de R$ 90 mil para os projetos selecionados, para investimento em infraestrutura e pagamento de bolsas.

Foram selecionadas 60 propostas das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, entre elas a do Campus Aquidauana

Com prazo para execução de 12 meses, o projeto contempla a concessão de bolsas nas modalidades coordenador, extensionista, colaborador externo e monitores (técnico e de graduação), e recursos para aquisição de equipamentos, dentre os quais kits de robótica.