Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Projetos são apresentados em feira voltada ao agro

Evento

Projetos são apresentados em feira voltada ao agro

Estudantes e professores expõem sete trabalhos no Showtec 2022. Evento segue até esta sexta-feira, 27, na cidade de Maracaju
por Laura Silveira publicado: 26/05/2022 17h49 última modificação: 26/05/2022 17h49
  • IFMS expõe sete projetos no Showtec 2022 - Foto: Michele Nakazato

  • O estudante Gabriel da Siva (à esq.) apresenta pesquisa sobre criação de pintados em tanques - Foto: Michele Nakazato

  • Projeto da professora Grazieli recebe a visita da reitora Elaine Cassiano e do pró-reitor de Extensão Danilo Teles - Foto: Arquivo Pessoal

Até esta sexta-feira, 27, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) é um dos expositores na 25ª edição do Showtec 2022, realizada no município de Maracaju, localizado há 160 quilômetros da Capital, Campo Grande.

No estande da instituição, estudantes e professores apresentam sete projetos técnico-científicos desenvolvidos nos campi Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã

O Campus Naviraí é representado pelo projeto 'Protótipo de cultivo hidropônico NFT em Mato Grosso do Sul', cujo coordenador é o professor Daniel Zimmermamn Mesquita. O acadêmico de Agronomia, João Victor Reis, 22, e seu colega Vinícius Sousa Silva, também expõem o trabalho no Showtec. 

João diz que são apresentados dois tipos de hidroponia – técnica de cultivar plantas sem solo: a comercial e a caseira.

"Com a caseira, temos o intuito de mostrar às pessoas que, mesmo com baixo valor dos utensílios, consegue-se ter um resultado legal, dentro de casas ou apartamentos. Já a hidroponia comercial, mais rentável, pode ser executada com ferramentas facilmente encontradas, como materiais de construção, conseguindo semear e colher o ano todo".

"Apresentar este projeto no Showtec é uma experiência incrível, um momento de muita aprendizagem. Tenho certeza que isso vai me ajudar futuramente", avalia o estudante João Reis.

Para ele, a participação no evento também significa bons frutos no futuro.

"Apresentar este projeto no Showtec está abrindo novas portas para mim. É uma experiência incrível, um momento de muita aprendizagem, por sair do nosso município e trocar informações com produtores rurais e com os próprios alunos do IFMS. Tenho certeza que isso vai me ajudar futuramente", avalia.

Outros projetos - Representante do Campus Coxim, ‘Criação sustentável de pintados em tanques elevados com sistema de recirculação de água’ é coordenado pelo professor Odair Diemer. No Showtec, é apresentado também pelo aluno do curso técnico em Aquicultura, Gabriel Brito da Silva, 17, que integra a equipe do projeto desde agosto de 2021.

O estudante explica que o principal objetivo era avaliar o desempenho do pintado nos tanques elevados.

“Obtivemos resultados significativos. O peixe aceitou bem esse sistema de recirculação de água, teve um bom crescimento. É um sistema de fácil manejo, e o custo não é tão elevado. Para implementar um tanque desse são necessários em torno de R$ 10 mil, e você consegue um bom retorno financeiro no final”.

Sobre a participação no evento, Gabriel acredita que a experiência é muito positiva.

“Está sendo muito bacana participar do Showtec. Fizemos novas amizades e estamos desenvolvendo muito mais essa questão da fala, ao apresentar para os visitantes nosso projeto”, aponta Gabriel.

“A energia fotovoltaica é renovável e é interessante explicar à população sobre ela em eventos como esse, para que se possa fazer uma melhor gestão das energias", explica a docente Grazieli Suszek.

Desenvolvido em Nova Andradina e com foco em energia renovável, o projeto de extensão 'Despertando Cientista: Energia Fotovoltaica' é apresentado por sua coordenadora, a professora Grazieli Suszek, e pelas acadêmicas de Agronomia Emily Miskiw e Larissa Santos.

O trabalho visa explicar o conceito de energia renovável, mais especificamente de energia fotovoltaica, para alunos do ensino fundamental, por meio de oficinas promovidas em escolas de Nova Andradina.

“A energia fotovoltaica é renovável e é interessante explicar à população sobre ela em eventos como esse, para que se possa fazer uma melhor gestão das energias. O nosso formato de apresentação é bem lúdico, e apesar de o projeto ser voltado para crianças de 7 a 10 anos, também é uma forma de as pessoas entenderem um pouco sobre a importância de se trabalhar com energia renovável, independentemente de qual tipo for”, explica a docente.

  • O estudante João Reis (à esq.) apresenta trabalho desenvolvido no Campus Naviraí - Foto: Michele Nakazato

  • O evento é realizado até sexta-feira, 27, na cidade de Maracaju - Foto: Michele Nakazato

  • Showtec reúne mais de 130 expositores - Foto: João Gonçalves

Confira abaixo a lista completa dos projetos expostos no estande do IFMS no Showtec 2022:

Campus Projeto
Corumbá Fertirrigação e agricultura de baixa emissão de carbono
Coxim Criação sustentável de pintados em tanques elevados com sistema de recirculação de água
Naviraí Protótipo de cultivo hidropônico NFT em Mato Grosso do Sul
Nova Andradina Despertando Cientista: Energia Fotovoltaica
Teste com pó de rocha para registro como remineralizador do solo
Ponta Porã FERTIPET: irrigação em pequenas propriedades com material de baixo custo
Simulação de curva de nível interativa

Estudantes - Além de ser um dos expositores no evento, o IFMS promove à comunidade escolar de seus três campi agrícolas (Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã) a oportunidade de conhecer a feira.

Assim, mais de 100 alunos da instituição deverão visitar o Showtec até esta sexta-feira, 27. A instituição oferece transporte e auxílio alimentação aos estudantes participantes. Além disso, para os dez discentes que apresentam os projetos no evento, a hospedagem também é disponibilizada pelo IFMS.

"Ter a participação do IFMS em um evento dessa envergadura oportuniza aos estudantes interação entre as potencialidades acadêmicas, possibilitando a identificação de cenários no mundo do trabalho, e fomentando o aperfeiçoamento de sua qualificação profissional", ressalta o pró-reitor de Extensão, Danilo Teles.

"O Showtec tem se mostrado de relevância e inserção nacionais. Ter a participação do IFMS em um evento dessa envergadura oportuniza aos estudantes interação entre as potencialidades acadêmicas, possibilitando a identificação de cenários no mundo do trabalho, e fomentando o aperfeiçoamento de sua qualificação profissional", ressalta o pró-reitor de Extensão, Danilo Teles.

Showtec - Considerada a maior feira do Agro de Mato Grosso do Sul, é realizada na sede da Fundação MS.

Com mais de 130 expositores, deverá receber cerca de 16 mil visitantes oriundos dos principais estados produtores do Brasil, entre produtores rurais, consultores, empresários e estudantes.

A programação conta com palestras, debates e demonstrações práticas, além de painéis técnicos, mostra de maquinários e insumos para a produção agropecuária.

O evento é promovido pela Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Sistema Famasul), Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) e Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (OCB-MS), com o apoio de diversas instituições, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Federação Brasileira do Sistema de Plantio Direto (FEBRAP), Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul (Semagro), e Prefeitura Municipal de Maracaju.

Mais informações estão disponíveis no site do Showtec

Com informações da Assessoria de Comunicação da Fundação MS