Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Prorrogada submissão de projetos para o ciclo 2022-23

Prorrogada submissão de projetos para o ciclo 2022-23

Prazo agora vai até domingo, 19. Com mudança no cronograma, outras datas da seleção também foram alteradas
por Vinicius Vieira publicado: 14/06/2022 14h34 última modificação: 14/06/2022 14h34

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) prorrogou até o próximo domingo, 19, as inscrições de projetos de pesquisa e indicação de estudantes bolsistas e voluntários para o ciclo 2022-2023 do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica.

Com a mudança no cronograma, demais etapas do processo seletivo também sofreram alterações. O novo calendário está publicado na Central de Seleção.

A divulgação da relação preliminar das propostas homologadas está prevista para 21 de junho. Já os resultados preliminar e final da seleção estão previstos para 25 e 29 de julho, respectivamente.

O prazo de execução dos projetos, entretanto, permanece entre agosto de 2022 e julho de 2023.

Submissão - As propostas devem ser submetidas pelo coordenador, no Sistema Único de Administração Pública (Suap) até às 23h59 de domingo, 19.

Os coordenadores e orientadores devem ser docentes do IFMS e não podem ter pendências em programas geridos pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), bem como em outras instâncias institucionais. Também é necessário ter currículo cadastrado e atualizado, no mínimo, há seis meses na Plataforma Lattes.

Cada projeto deverá contemplar até dois planos de trabalho, com possibilidade de concessão de bolsas a estudantes e um plano de trabalho com discente voluntário.

Os projetos devem ser propostos de forma a gerar produtos ou processos com foco na busca por soluções criativas e inovadoras a problemas da sociedade. Com vistas ao desenvolvimento regional, poderão ser criados protótipos, dispositivos, planos de ação, manuais, cartilhas, softwares, sites, aplicativos, procedimentos, dentre outros.

Os projetos, ainda, devem preferencialmente estar associados a um grupo de pesquisa cadastrado e certificado pelo IFMS no Diretório de Grupo de Pesquisa (DGP/CNPq)

Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito com a Coordenação de Ações Pró-Pesquisa e Fomento (Copef), ligada à Propi, pelo e-mail copef@ifms.edu.br.

Recursos - A previsão é que sejam disponibilizadas 126 bolsas de iniciação científica nos valores mensais de R$ 100 para alunos dos cursos técnicos e de R$ 400 para estudantes de graduação.

A distribuição de bolsas será feita proporcionalmente às inscrições de projetos homologadas por área do conhecimento (Grande Área CNPq).

Os projetos selecionados poderão receber ainda apoio financeiro de R$ 600 para custeio. Os recursos são provenientes do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi), com liberação condicionada à disponibilidade orçamentária do Instituto Federal.

O recurso para custeio poderá ser utilizado para aquisição de material de consumo, componentes e/ou peças de reposição de equipamentos, instalação, recuperação e manutenção de equipamentos.

Os requisitos para participação estão dispostos no edital n° 029/2022, publicado na Central de Seleção do IFMS.