Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Prorrogada submissão de propostas para realização do evento

Semana do Meio Ambiente 2022

Prorrogada submissão de propostas para realização do evento

Prazo foi estendido por Pró-Reitoria de Extensão até 31 de março. Valor total de fomento disponibilizado é de R$ 44 mil
por Laura Silveira publicado: 15/03/2022 09h37 última modificação: 15/03/2022 09h37

Foi prorrogado até 31 de março o prazo de submissão de propostas para a realização da edição 2022 da Semana do Meio Ambiente do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O evento é promovido anualmente em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

A nova data foi disponibilizada pelo edital de retificação, publicado na Central de Seleção do IFMS.

Cada campus pode apresentar apenas uma proposta de realização. O proponente deve preencher o Plano de Trabalho (Anexo I do edital de abertura da seleção), indicando a realização das atividades programadas pela unidade, assinar e recolher as assinaturas do diretor-geral do campus e da diretoria responsável pela extensão na unidade.

O documento então deve ser encaminhado por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), para a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), que coordena o evento na instituição.

A diretoria responsável pela extensão no campus, com o apoio da Coordenação de Extensão e Relações Institucionais (Coeri), definirá o coordenador da proposta. A escolha será feita coletivamente com os servidores interessados em contribuir para o evento, definindo, também em comum acordo, as ações a serem desenvolvidas.

Requisitos - As propostas deverão, entre outros requisitos, enquadrar-se na modalidade evento de extensão, ter a comunidade externa como público-alvo principal, além de ser de cunho ambiental e articuladas à extensão, ensino e pesquisa. Outro requisito é ter estudantes do IFMS como membros da equipe, com tarefas definidas.

O fomento total disponibilizado para realização do evento é de até R$ 44 mil. Serão pagos até dez auxílios via Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi), no valor de até R$ 2 mil, em parcela única, aos coordenadores do evento nos campi, além de R$ 24 mil destinados à concessão de bolsas de extensão a estudantes, de acordo com o Programa Institucional de Bolsas e Auxílios para Atividades de Extensão (Pibaex)

O valor mensal da bolsa será de R$ 400 para estudantes de nível superior e de R$ 200 a estudantes de nível médio, pagos por até dois meses. Cada proposta poderá contemplar, no máximo, dois bolsistas.

Semana do Meio Ambiente - A edição 2022 será realizada entre os dias 1° e 3 de junho, com o tema central "Uma só Terra".

O evento deve prever diferentes ações em formato presencial e/ou online. Poderão ser realizadas atividades como palestras, oficinas, mesas-redondas, apresentações teatrais e musicais, apresentação de cursos/pesquisas/trabalhos realizados sobre a temática, plantio e/ou distribuição de mudas e sementes, limpeza em córregos, nascentes e rios, concursos de vídeos e fotografias, entre outras.

Mais informações, histórico e fotos do evento, promovido no IFMS desde 2011, estão disponíveis na página da Semana do Meio Ambiente.

Cronograma retificado

Etapa