Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Prorrogadas inscrições para apoio a núcleos

Prorrogadas inscrições para apoio a núcleos

Propostas de atividades extensionistas dos núcleos institucionais podem ser submetidas até o dia 23
por Osvaldo Sato publicado: 10/05/2022 15h55 última modificação: 10/05/2022 15h55

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) prorrogou até 23 de maio as inscrições de propostas de atividades extensionistas para serem desenvolvidas pelos núcleos institucionais de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).

O edital retificador que prorrogou as inscrições, publicado na Central de Seleção do IFMS, determina ainda alteração em outras datas do cronograma, como período de avaliações e divulgação dos resultados.

A submissão deve ser feita pelo coordenador da atividade – servidor efetivo que atue no Neabi ou Napne do campus, exclusivamente pelo Suap Extensão. Se for técnico-administrativo, é necessário, no mínimo, um docente na equipe de execução.

Podem ser submetidas propostas de programas, projetos, cursos, prestação de serviços tecnológicos e eventos, inclusive de caráter regional, que integre quatro ou mais campi da instituição.

A proposta deve possuir entre um e três estudantes bolsistas, identificados nominalmente na equipe de execução. Os alunos precisam estar matriculados nos cursos técnicos ou superiores do IFMS e atender às condições dispostas no edital de seleção.

Atividades - Além de serem executadas entre 9 de junho deste ano e 30 de junho de 2023, são condições para habilitação das propostas:

• enquadrar-se em alguma modalidade de atividade de extensão;
  • envolver a comunidade externa na caracterização de seu público-alvo;
  • envolver entre um e três estudantes bolsistas matriculados nos cursos técnicos de nível médio ou do ensino superior do IFMS;
  • ter relação direta com o que dispõe os Regulamentos dos Núcleos (Neabi e Napne).

Fomento - Serão destinados até R$ 110 mil às atividades selecionadas.

Do apoio total previsto, R$ 90 mil são destinados à concessão de bolsas de extensão para estudantes participantes, de acordo com o Programa de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão do IFMS (Pibaex).

O valor mensal para estudantes de nível superior é de R$ 400, e de R$ 200 para os de nível médio. Os benefícios serão pagos por até doze meses.

Os outros R$ 20 mil de fomento previstos no edital serão destinados ao pagamento de auxílios financeiros para o desenvolvimento das atividades de extensão, de acordo com o Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

Cada proposta aprovada receberá até R$ 500 de auxílio. No caso dos eventos regionais, serão destinados até R$ 8 mil para cada selecionado. Os auxílios serão concedidos em parcela única, visando, exclusivamente, subsidiar o desenvolvimento das atividades previstas nas propostas aprovadas.

Seleção - A avaliação das propostas submetidas será feita pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), com base na compatibilidade com as exigências do edital, estruturação das atividades e capacidade de execução.

A divulgação dos resultados preliminar e final está prevista para os dias 2 e 8 de junho, respectivamente.

Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito pelo e-mail .