Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Prorrogadas inscrições para mestrado em Educação Profissional

Pós-graduação

Prorrogadas inscrições para mestrado em Educação Profissional

Prazo agora vai até 6 de dezembro. Na Capital, são 22 vagas, divididas entre servidores da Rede Federal e demais interessados
por Cleyton Lutz publicado: 23/11/2022 13h03 última modificação: 23/11/2022 13h14

As inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado gratuitamente por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, foram prorrogadas até 6 de dezembro. 

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que oferta o curso no Campus Campo Grande, tem 22 vagas abertas, divididas igualmente entre servidores da Rede Federal e demais interessados. Há cotas para candidatos com deficiência, bem como para pretos, pardos e indígenas. 

Para participar do processo seletivo, é necessário ter de diploma de nível superior. As inscrições acontecem pelo site do ProfEPT, onde também está publicado o edital de abertura do processo seletivo. A taxa é de R$ 100 e deve ser paga até dia 7 do mês que vem. 

Exame – Consistirá em uma prova presencial, composta por 50 questões de múltipla escolha, marcada para 12 de fevereiro de 2023.

A prova abordará as bases conceituais e históricas da Educação Profissional e Tecnológica, além de metodologias de pesquisa, teorias e práticas de ensino e aprendizagem, conforme indicado nas referências listadas no item 5 do edital de abertura. 

O resultado final da prova será divulgado no dia 8 de março. O início do curso está previsto para o dia 20 do mesmo mês. 

O programa de pós-graduação prevê aulas presenciais e a distância, às segundas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde. O Campus Campo Grande do IFMS está localizado na Rua Taquari, n° 831, Santo Antônio. 

ProfEPT – Neste processo seletivo, são oferecidas mais de mil vagas em todo o país. 

O curso é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC) e tem o objetivo de produzir conhecimento científico com o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado, pertinentes à educação profissional, técnica e tecnológica. 

A área de concentração do mestrado é Educação Profissional e Tecnológica (EPT), sendo duas as linhas de pesquisa:

  • "Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica";
  • "Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica".

Mais informações sobre o curso estão disponíveis na página do ProfEPT do Campus Campo Grande. Em caso de dúvidas sobre a seleção, o contato deve ser feito pelo e-mail .