Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Prorrogado prazo para estudantes avaliarem professores

Avaliação Docente pelo Discente

Prorrogado prazo para estudantes avaliarem professores

Sistema eletrônico ficará disponível até terça-feira, 31. Questões abordam temas como metodologia de ensino e avaliação
por Juliana Aragão publicado: 27/05/2022 12h21 última modificação: 27/05/2022 12h21

O prazo para os estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) participarem da Avaliação Docente pelo Discente (ADD) referente ao 1° semestre de 2022 foi prorrogado até a próxima terça-feira, 31.

Neste ano, os questionários são específicos para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ensino técnico, graduação, educação a distância e pós-graduação.

Os estudantes devem avaliar os professores por meio do sistema eletrônico. São dez questões sobre o perfil de cada docente, metodologias de ensino e de avaliação.

A avaliação é sobre todos os professores, efetivos ou substitutos, que atuem nos cursos oferecidos pelos campi. Nas unidades curriculares que possuem mais de um docente, todos devem ser avaliados. 

Entre os temas abordados estão gestão do tempo, clareza, metodologia, recursos didáticos, explicação do conteúdo e esclarecimento das dúvidas, relação de conteúdos com outras áreas/conhecimentos, avaliação, feedback pós-avaliação, ética e permanência/atendimento.  

ADD - Aplicada semestralmente, a avaliação tem o objetivo de aprimorar a qualidade dos cursos ofertados pelo IFMS, bem como melhorar o desempenho dos professores em aspectos decorrentes de formação acadêmica, experiências profissionais anteriores, pressupostos teórico-metodológicos, posturas pessoais, condições psicológicas, e valores culturais e morais.

avaliação estava suspensa desde 2020, quando o IFMS implementou atividades de ensino não presenciais em virtude da pandemia de Covid-19. Durante dois anos, os estudantes utilizaram o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA/Moodle) e outras ferramentas de apoio. 

A ADD também busca auxiliar no planejamento das ações de implementação/efetivação de políticas institucionais, visando suprir possíveis fragilidades e consolidar os pontos fortes do ensino na instituição. 

Todas as normas sobre o processo estão disponíveis no Regulamento da Avaliação Docente pelo Discente do IFMS.