Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Publicada segunda chamada para cursos subsequentes e Proeja

Cursos Técnicos

Publicada segunda chamada para cursos subsequentes e Proeja

Convocados devem efetuar matrícula até 1º de fevereiro. Há oferta de vagas remanescentes, que podem ser preenchidas por interessados da comunidade em geral
por Osvaldo Sato publicado: 27/01/2022 06h56 última modificação: 27/01/2022 07h13

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou nessa quarta-feira, 26, a segunda chamada na seleção para cursos técnicos subsequentesintegrados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja) ofertados pela instituição, para ingresso neste primeiro semestre letivo.

Os candidatos convocados devem se matricular até 1º de fevereiro, por meio do Sistema de Matrícula Online.

Para isso, devem seguir as orientações dispostas nos editais de convocação e anexar os documentos requisitados nos editais. O preenchimento do Questionário Socioeconômico é pré-requisito para solicitar matrícula.

Demais informações estão disponíveis nos editais de abertura dos processos seletivos: Edital nº 075/2021 (técnico subsequente) e Edital nº 076/2021 (Proeja), publicados na Central de Seleção do IFMS.

Em caso de dúvidas ou dificuldades com relação aos procedimentos para solicitação de matrícula, o candidato poderá encaminhar e-mail para cotec@ifms.edu.br.

Vagas remanescentes - Além dos candidatos convocados nominalmente na segunda chamada, há oferta de vagas remanescentes, que podem ser preenchidas por qualquer interessado, mesmo que não tenha participado dos processos seletivos.

Segundo a Pró-reitoria de Ensino (Proen), estão disponibilizadas 194 vagas remanescentes, sendo 81 para cursos subsequentes e 113 para cursos Proeja.

Os interessados nos cursos técnicos subsequentes devem ter concluído o ensino médio. Já os interessados em cursos técnicos Proeja devem ter concluído o ensino fundamental e já terem completado 18 anos.

Para manifestação de interesse nas vagas remanescentes, os interessados deverão entrar em contato com os campi do IFMS, conforme informações do anexo III dos editais. O preenchimento das vagas obedecerá à ordem de chegada e/ou manifestação de interesse.

Seleção - Foram registrados 206 inscritos para as 160 vagas em cursos técnicos subsequentes ao ensino médio. As opções eram Agricultura (Naviraí e Ponta Porã), Marketing (Dourados) e Zootecnia (Nova Andradina).

Já para as 200 vagas em cursos técnicos integrados na modalidade Proeja, o número de inscritos registrados foi de 346. As opções eram Administração (Dourados e Três Lagoas) e Manutenção e Suporte em Informática (Corumbá e Naviraí).

A seleção dos inscritos foi realizada por meio de sorteio eletrônico. A previsão é que as aulas iniciem no dia 7 de fevereiro.

Mais informações sobre os cursos podem ser acessadas na Página dos Cursos Técnicos Subsequentes e na Página do Proeja.

Confira o quadro de vagas remanescentes (abertas para a comunidade em geral):

Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio

Campus Curso Turno Vagas Remanescentes
Dourados Técnico em Marketing Noturno 6
Naviraí Técnico em Agricultura Noturno 26
Nova Andradina Técnico em Zootecnia Matutino 33
Ponta Porã Técnico em Agricultura Noturno 16

 Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio - modalidade Proeja

Campus Curso Turno Vagas Remanescentes
Corumbá Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Noturno 15
Dourados Técnico em Administração Noturno 68
Naviraí Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Noturno 30