Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Publicado edital de fluxo contínuo para projetos de pesquisa

Publicado edital de fluxo contínuo para projetos de pesquisa

Projetos podem ser submetidos entre 8 de fevereiro e 30 de novembro. Atividades deverão ser desenvolvidas no período de até um ano
por Osvaldo Sato publicado: 07/02/2022 08h07 última modificação: 07/02/2022 08h07

Com objetivo de fomentar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou, no último dia 2, o edital de fluxo contínuo para a seleção de projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em 2022 nos campi da instituição.

Os projetos de pesquisa selecionados serão vinculados ao Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pitec). Entretanto, este edital não concederá auxílio financeiro para o desenvolvimento das atividades nem bolsas aos estudantes envolvidos.

Os projetos selecionados deverão ser executados pelo período de até um ano, a partir da publicação da aprovação.

"O edital de fluxo contínuo permite à pró-reitoria cadastrar e monitorar todos os projetos em desenvolvimento, gerando indicadores importantes para a melhoria das estratégias de fomento e de toda a pesquisa realizada no IFMS”, destaca o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Felipe Fernandes.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMS, Felipe Fernandes, no edital de fluxo contínuo o docente pode cadastrar e desenvolver um projeto de pesquisa a qualquer momento.

“Os projetos cadastrados irão passar por avaliações interna e externa, o que garante a qualidade das pesquisas desenvolvidas na instituição. Acreditamos que esse edital também deverá estimular os novos docentes a desenvolverem projetos e, posteriormente, submeterem propostas em editais com fomento”.

Fernandes explica ainda que após a aprovação, o docente poderá incluir o projeto de pesquisa em seu Plano Individual de Trabalho (PIT) como Plano de Atividades (PAT) Pesquisa, registrando e computando as horas trabalhadas no desenvolvimento da pesquisa.

“O edital de fluxo contínuo também permite à pró-reitoria cadastrar e monitorar todos os projetos em desenvolvimento, gerando indicadores importantes para a melhoria das estratégias de fomento e de toda a pesquisa realizada na instituição”, completa o pró-reitor.

Inscrições - A submissão dos projetos deve ser feita pelo professor coordenador, no período de 8 de fevereiro e 30 de novembro, exclusivamente no Módulo Pesquisa do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap).

A equipe deverá ser formada por, no máximo, três pesquisadores, distribuídos nas funções de coordenador/orientador, orientador, coorientador e colaborador.

O proponente deverá ser o coordenador da equipe, que atuará como orientador de pelo menos um plano de trabalho. O projeto poderá contemplar até três planos de trabalho.

Cada projeto deverá prever a participação de estudantes voluntários (nível médio ou superior), limitando-se a um estudante por plano de trabalho.

Requisitos - A coordenação e a orientação do projeto devem ser feitas por um docente do IFMS sem pendências em quaisquer programas da instituição e/ou do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e que não esteja afastado ou licenciado. O Currículo Lattes deve estar atualizado há, no mínimo, seis meses.

Os mesmos requisitos se aplicam aos candidatos que participarem como estudantes voluntários, que devem estar matriculados no IFMS e não podem ter vínculo com outra instituição de ensino.

Avaliação - Será realizada com base no mérito do projeto e no alinhamento aos objetivos do Pitec.

A avaliação do mérito científico e/ou tecnológico e de execução dos projetos será realizada por dois avaliadores ad hoc do Banco de Avaliadores Externos e Internos do IFMS.

Os resultados serão divulgados, quinzenalmente, na Central de Seleção, onde está publicado edital de fluxo contínuo.