Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Publicado edital de fomento a projetos de ensino

Publicado edital de fomento a projetos de ensino

Serão disponibilizados até 40 auxílios financeiros e 80 bolsas a estudantes. Inscrições a partir de 7 de fevereiro
por Juliana Aragão publicado: 12/01/2022 12h38 última modificação: 12/01/2022 12h38

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu seleção de projetos de ensino, com a oferta de até 40 auxílios financeiros para o desenvolvimento das atividades, e de até 80 bolsas destinadas a estudantes.

O edital está publicado na Central de Seleção do IFMS.

Os projetos devem ter estudantes de cursos técnicos integrados, subsequentes ou graduação como público-alvo, e precisam ser executados entre 1º de abril e 14 de dezembro.

O coordenador do projeto deve ser docente efetivo do IFMS, não pode estar licenciado ou afastado das funções e precisa usar o Plano de Atividades de Ensino (PAT Ensino) para o desenvolvimento do projeto. A carga horária semanal máxima destinada às atividades do projeto de ensino é de 14 horas.

Podem ser colaboradores estudantes, docentes e técnicos-administrativos do IFMS e de outras instituições de educação. Servidores devem ter disponibilidade de 8 horas semanais para atuar nas atividades, e estudantes de 5 horas por semana.

O estudante participante deve estar matriculado até o penúltimo semestre/ano nos cursos do IFMS ou de outras instituições de educação (técnico integrado, subsequente e graduação presenciais), ter frequência mínimas de 75% nas aulas, e disponibilidade semanal de 10 horas (ensino médio) ou 14 horas (graduação) para o projeto.

Recursos - O edital destina R$ 272 mil para a concessão de auxílios financeiros e de bolsas aos estudantes.

Serão disponibilizados até 40 auxílios financeiros, no valor de R$ 500,00, aos coordenadores dos projetos nos campi Aquidauana (4), Campo Grande (6), Corumbá (5), Coxim (4), Dourados (3), Jardim (2), Naviraí (3), Nova Andradina (3), Ponta Porã (5) e Três Lagoas (5). O valor deverá ser utilizado para despesas de custeio do projeto.

O edital também prevê a concessão de até 80 bolsas mensais nos valores de R$ 300 para estudantes de ensino médio e de R$ 400 para acadêmicos da graduação. O pagamento será feito em nove parcelas.

Inscrições - Deverão ser feitas pelo coordenador, no módulo Projeto de Ensino do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), entre 7 de fevereiro e 7 de março.

Cabe ao coordenador solicitar à Central de Relacionamento (Cerel) do campus, entre os dias 7 de fevereiro e 5 de março, a ação de exportar do Sistema Acadêmico para o Suap os nomes dos estudantes que participarão do projeto.

Os dados solicitados no projeto a ser submetido estão descritos no item 7.4 do edital de abertura do processo seletivo.

Seleção - As propostas serão avaliadas por comissões formadas pela Direção-Geral de cada campus.

Para ser aprovada, a proposta deverá atingir pontuação igual ou superior a 70% do total de pontos possíveis, de acordo com o quadro de critérios de classificação, disposto no item 8.3 do edital.

Em caso de empate na pontuação, serão considerados os seguintes critérios na ordem a seguir:

• articulação com atividades de extensão e pesquisa;
  • clareza e consistência nos resultados e impactos esperados;
  • quantidade de estudantes envolvidos em todas as atividades (planejamento e execução).

A previsão é que os resultados preliminar e final sejam divulgados nos dias 24 e 29 de março, respectivamente.

Dúvidas sobre o edital devem ser encaminhadas à Pró-Reitoria de Ensino (Proen) pelo e-mail .