Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Publicado edital para seleção de projetos de pré-incubação

Publicado edital para seleção de projetos de pré-incubação

Inscrições podem ser feitas a qualquer momento por estudantes, a partir de oportunidades detectadas no mercado
por Vinicius Vieira publicado: 28/04/2022 10h06 última modificação: 28/04/2022 10h06

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na terça-feira, 26, o edital de fluxo contínuo para seleção de projetos de negócios, na modalidade pré-incubação, por meio da Incubadora Mista e Social de Empresas (TecnoIF) da instituição.

Podem participar estudantes matriculados em qualquer curso do Instituto Federal que tenham interesse em desenvolver projetos a partir de uma oportunidade detectada no mercado.

As inscrições devem ser realizadas gratuitamente por meio do formulário eletrônico. É necessário o preenchimento de todos os campos assinalados como obrigatórios.

De acordo com o edital de abertura, as inscrições aprovadas serão publicadas na Central de Seleção em até 10 dias após o preenchimento do formulário. O início das atividades será definido pela coordenação da TecnoIF do campus ao qual a equipe estará vinculada.

O edital não prevê o pagamento de bolsas nem auxílios para o desenvolvimento das atividades de pré-incubação.

Pré-incubação – É um programa de imersão empreendedora, com duração prevista de 136 dias, em que as ideias serão desenvolvidas em projetos ou protótipos de um novo produto, processo ou serviço. A modalidade de pré-incubação consiste na participação das equipes selecionadas em quatro etapas:

• mercado de ideias – os participantes apresentam a ideia de projeto ou protótipo a uma banca multidisciplinar de avaliação. A explicação deve ter no máximo cinco minutos;
  • imersão – as equipes devem participar de capacitações online sobre temas relacionados ao empreendedorismo inovador, com o intuito de conhecer metodologias e ferramentas que auxiliem no desenvolvimento das propostas apresentadas. Ao término das capacitações e após a validação da equipe gestora local da unidade TecnoIF, os estudantes podem prosseguir no processo de pré-incubação;
  • execução – a equipe tem a oportunidade de aprimorar e desenvolver a proposta do seu projeto com o intuito de transformar a ideia em um negócio inovador, a partir do desenvolvimento do protótipo, produto ou serviço modelados na fase anterior;
  • apresentação final – as equipes devem apresentar o protótipo, o produto, o processo ou o serviço para uma banca de possíveis interessados, em dia e horário previamente determinados.

Ao final da pré-incubação, os discentes receberão certificado e poderão participar de futuras seleções na modalidade incubação.

TecnoIF – A Incubadora Mista e Social de Empresas do IFMS busca facilitar o processo de geração e consolidação de empreendimentos inovadores, por meio da formação de empreendedores em aspectos técnicos e gerenciais.

As unidades da TecnoIF, espaços físicos onde ocorre o sistema de incubação, atuam com duas modalidades: a pré-incubação e a incubação. Mais informações estão disponíveis na página da TecnoIF.