Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Publicado resultado de seleção para cursos do Qualifica Mais

Qualificação Profissional

Publicado resultado de seleção para cursos do Qualifica Mais

Relação de selecionados para cursos em Campo Grande e Três Lagoas já está disponível. Matrículas serão entre os dias 13 e 17
por Vinicius Vieira publicado: 09/05/2022 15h14 última modificação: 09/05/2022 15h14

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta segunda-feira, 9, o resultado preliminar da seleção para ingresso nos cursos dos programas Qualifica Mais Progredir e Qualifica Mais Energif.

Para o curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, oferecido em Campo Grande e Três Lagoas, a seleção foi feita por meio de sorteio eletrônico. Já para Microempreendedor Individual, ofertado em Campo Grande, não houve sorteio e todos os inscritos foram selecionados.

De acordo com o cronograma da seleção, a classificação final e a convocação em primeira chamada para matrículas estão previstas para 12 de maio. As matrículas dos convocados deverão ser feitas entre os dias 13 e 17 de maio.

O início das aulas do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis está agendado para 23 de maio. A qualificação poderá ser dividida em duas turmas, sendo uma no primeiro semestre e outra no segundo.

Já o curso de Microempreendedor Individual terá início em 14 de junho, e poderá ser ofertado em etapas no decorrer do ano.

As aulas serão ministradas presencialmente no período noturno (18h50 às 22h45), com possibilidade de atividades desenvolvidas, esporadicamente, também nas manhãs de sábado.

Os cursos são oferecidos na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), cuja carga horária mínima é de 160 horas. Todas as informações sobre a seleção estão disponíveis no edital, publicado na Central de Seleção.

Vagas Remanescentes - Ainda há 200 vagas para o curso de Microempreendedor Individual ofertado em Campo Grande.

Para fazer o curso, basta que o interessado faça a pré-matricula no formulário on-line. Os matriculados receberão auxílios alimentação e transporte no valor estimado de R$ 640.

O interessado deve ter 18 anos ou mais e ensino fundamental completo, além de ser cadastrado no CadÚnico e/ou NIS.

Qualifica Mais Progredir - É uma linha de fomento para a oferta de cursos de qualificação profissional de Microempreendedor Individual (MEI) voltado a beneficiários do Programa Auxílio Brasil.  

iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Cidadania. Foram pactuadas, em todo o país, um total de 51 mil vagas em 80 municípios, com instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e com instituições públicas da rede estadual de educação.  

Qualifica Mais Energif - É uma linha de fomento para a oferta de vagas no curso de qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, com carga horária mínima de 200 horas. Segundo o site do programa, serão ofertadas até 9 mil vagas em 85 localidades.

A iniciativa atende aos objetivos do Programa Energif, estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), que foca em medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, assim como na ampliação da oferta de cursos por suas unidades.