Ensino
Retomada Avaliação Docente pelo Discente em 2022
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) reinicia neste ano a Avaliação Docente pelo Discente (ADD), referente ao 1° semestre de 2022. A partir desta segunda-feira, 16, os estudantes já podem avaliar os professores, utilizando o sistema eletrônico.
O prazo vai até 27 de maio. A ADD estava suspensa desde 2020, quando a pandemia do novo coronavírus forçou a implementação de atividades não presenciais, com a utilização do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA/Moodle) e outras ferramentas de apoio.
A avaliação tem o objetivo de aprimorar a qualidade dos cursos, bem como melhorar o desempenho dos professores em aspectos decorrentes de formação acadêmica, experiências profissionais anteriores, pressupostos teórico-metodológicos, posturas pessoais, condições psicológicas, valores culturais e morais.
Ela também busca auxiliar no planejamento de ações de implementação/efetivação de políticas institucionais, visando suprir possíveis fragilidades e consolidar os pontos fortes do ensino na Instituição.
Mudança – Com o retorno das atividades presenciais, a ADD recomeça com uma novidade: agora os questionários serão específicos para a Formação Inicial e Continuada (FIC), ensino técnico, graduação, ensino a distância e pós-graduação.
Nela, os alunos responderão dez questões sobre o perfil do docente, metodologias de ensino e de avaliação. Serão avaliados todos os professores, efetivos ou substitutos, que atuem nos cursos oferecidos pelos campi. Nas unidades curriculares que possuem mais de um docente, todos deverão ser avaliados.
Entre os temas abordados estão gestão do tempo, clareza, metodologia, recursos didáticos, explicação do conteúdo e esclarecimento das dúvidas, relação de conteúdos com outras áreas/conhecimentos, avaliação, feedback pós-avaliação, ética e permanência/atendimento.
Participação – Por meio da avaliação, ocorrida semestralmente, serão fornecidos dados e informações precisas, sistemáticos e padronizados, sobre o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, seja em sala de aula ou em outros ambientes. Por isso, a contribuição dos estudantes é fundamental.
“Trata-se de uma avaliação institucional que nos dá subsídios para tomada de decisão. Os aspectos qualitativos e quantitativos servem tanto para contribuir com a avaliação de desempenho do docente quanto para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem no IFMS. Por isso a participação dos estudantes é de suma importância nesse processo", explica a pedagoga da Diretoria Executiva de Ensino do IFMS, Tania Brizuena.
Todas as normas da ADD estão disponíveis no Regulamento da Avaliação Docente pelo Discente do Instituto Federal.