Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Selecionados no Qualifica Mais são convocados para matrícula

Qualificação Profissional

Selecionados no Qualifica Mais são convocados para matrícula

Prazo para matrícula começa nesta sexta-feira, 13, e vai até dia 17. Ainda há vagas disponíveis para curso de Microempreendedor Individual
por Vinicius Vieira publicado: 12/05/2022 14h42 última modificação: 12/05/2022 14h42

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou nessa quinta-feira, 12, o resultado final e a primeira chamada da seleção para ingresso nos cursos dos programas Qualifica Mais Progredir e Qualifica Mais Energif. A oferta é nos municípios de Campo Grande e Três Lagoas.

Os candidatos convocados deverão fazer a matrícula on-line a partir desta sexta-feira, 13. O prazo segue até dia 17.

Deverão ser anexados ao sistema de matrículas os seguintes documentos digitalizados:

• requerimento de matrícula preenchido e assinado;
  • histórico escolar do ensino fundamental completo;
  • carteira de identidade ou outro documento oficial de identificação com foto;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • comprovante de quitação com as obrigações militares (para candidatos do sexo masculino);
  • foto 3x4 ou selfie.

As orientações para a realização da matrícula on-line estão disponíveis no edital de convocação, publicado na Central de Seleção do IFMS, onde podem ser consultadas todas as informações do processo seletivo.

Vagas - Foram abertas vagas para os cursos de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, oferecido em Campo Grande e Três Lagoas, e para Microempreendedor Individual, ofertado na Capital.

Ainda há 200 vagas para esta última opção. Para fazer o curso, basta que o interessado faça a pré-matricula no formulário on-line. Os matriculados receberão auxílios alimentação e transporte no valor estimado de R$ 640.

O interessado deve ter 18 anos ou mais e ensino fundamental completo, além de ser cadastrado no CadÚnico e/ou NIS.

Qualifica Mais Progredir - É uma linha de fomento para a oferta de cursos de qualificação profissional de Microempreendedor Individual (MEI) voltado a beneficiários do Programa Auxílio Brasil.

iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Cidadania. Foram pactuadas, em todo o país, um total de 51 mil vagas em 80 municípios, com instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e com instituições públicas da rede estadual de educação.

Qualifica Mais Energif - É uma linha de fomento para a oferta de vagas no curso de qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, com carga horária mínima de 200 horas. Segundo o site do programa, serão ofertadas até 9 mil vagas em 85 localidades.

A iniciativa atende aos objetivos do Programa Energif, estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), que foca em medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, assim como na ampliação da oferta de cursos por suas unidades.