Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Semana Pedagógica destaca resultados de projetos de ensino

Semana Pedagógica destaca resultados de projetos de ensino

Evento teve início nessa quarta-feira, 2, e segue até sexta-feira, 4, quando ocorre o encerramento com transmissão ao vivo
por Osvaldo Sato publicado: 03/02/2022 07h39 última modificação: 03/02/2022 08h25

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) iniciou nessa quarta-feira, 2, a Semana Pedagógica 2022, evento de preparação para o início do semestre letivo, nos dez campi da instituição.

Nos dois primeiros dias de evento, estão programadas atividades locais nos campi. Na sexta-feira, 4, a cerimônia de encerramento terá transmissão ao vivo pelo Youtube do IFMS, a partir das 8 horas.

“O ano de 2021 foi o primeiro em que o IFMS publicou editais de apoio para projetos de ensino, com foco a permanência e o êxito de nossos estudantes, e na integração do ensino, da pesquisa e da extensão”, ressaltou a pró-reitora de Ensino, Claudia Fernandes.

O encerramento terá participação da reitora, Elaine Cassiano, da pŕó-reitora de Ensino, Claudia Fernandes, e demais gestores da instituição. A programação prevê uma atividade cultural e apresentações dos resultados de projetos de ensino desenvolvidos no ano passado.

“O ano de 2021 foi o primeiro em que o IFMS publicou editais de apoio para projetos de ensino, um com apoio financeiro e outro de fluxo contínuo, que tinham como foco a permanência e o êxito de nossos estudantes, e a integração do ensino, da pesquisa e da extensão”, ressaltou a pró-reitora.

Foram desenvolvidos, no decorrer do ano, 104 projetos de ensino, sendo 32 com apoio financeiro e 72 sem fomento institucional. Desses, 13 serão apresentados na cerimônia de encerramento da Semana Pedagógica por seus coordenadores.

O evento tem objetivo, ainda, de acolher os docentes no retorno do período de férias, sanar dúvidas e também na preparação de planos de ensino, do horário docente e demais atividades de planejamento.

De acordo com os calendários acadêmicos dos dez campi do IFMS, as aulas do primeiro semestre letivo de 2022 terão início na próxima segunda-feira, 7.

Projetos - Um dos projetos que terão seus resultados apresentados será o intitulado “Curso de produção textual do gênero dissertativo-argumentativo a partir de sua estruturação tópica”, coordenado pela professora Andreia Dias de Souza, do Campus Campo Grande.

A docente destaca a importância da publicação de editais de apoio a projetos de ensino, assim como já era feito para as áreas de pesquisa e extensão.

"Um edital traz o que a instituição deseja para esses projetos de ensino, o que gera organização e uniformidade quanto aos objetivos, assim como incentiva professores e alunos a desenvolverem as temáticas propostas", destacou.

Para Andreia, os projetos de ensino podem reforçar o aprendizado em temas específicos, uma vez que o ensino técnico integrado ao ensino médio tem, por característica, grandes volumes de disciplinas e de informações para os alunos.

“O docente pode perceber aquela área que demanda uma maior atenção por parte dos alunos e oferecer um suporte para esse aprendizado por meio de um projeto de ensino”, pontuou.

Outro projeto a ser apresentado é do professor Flávio Medeiros, do Campus Dourados, que trabalhou o tema “Permanência e êxito na área de lógica de programação”.

“Um dos fatores que contribuem com a evasão escolar nos cursos de tecnologia da informação e comunicação é a dificuldade encontrada na área de programação e, por isso, apresentei projeto que visa incentivá-los na área, com participação de estudantes, egressos e professores que atuaram no desenvolvimento de temas importantes relacionados à área”, explicou.

Outros 11 projetos de ensino, de diferentes campi, terão os resultados apresentados na cerimônia de encerramento da Semana Pedagógica. São eles:

Projeto de Ensino Coordenador(a)/Área Campus
Projeto de Ensino para Apoio a Produção Científica Valeria Sun Hwa Mazucato Galvão e  André Felipe Queiroz/Administração Ponta Porã
Potencial IF Wilkler Garcia Magalhães/Matemática Aquidauana
Curso de produção textual do gênero dissertativo-argumentativo a partir de sua estruturação tópica Andreia Dias de Souza/Letras Campo Grande
Apresentação do Projeto de Ensino: Língua Portuguesa: leitura, compreensão, interpretação de textos e interdisciplinaridade Leandro Passos/Letras Três Lagoas
Eu, tu e o nosso ambiente: construindo uma consciência ecológica coletiva. Luciene da Silva Santos Bomfim/Letras Nova Andradina
Permanência e êxito na área de lógica de programação Flávio Félix Medeiros/Ciência da Computação Dourados
Jornada de Educação, Políticas e Tecnologias (JEPTEC): Possibilidades Metodológicas para o Trabalho Docente Alan Pinheiro de Souza/Ciência da Computação Jardim
Melhorando a Comunicação na Tecnologia Ana Elisa da Silva Cunha/Análise e Desenvolvimento de Sistemas Corumbá
Oficinas de Robótica para OBR Angelino Caon Área/Sistemas de Informação Coxim
Plataforma de web informativa sobre religiões de diversas origens, com ênfase nas religiões de matrizes africanas. Fabio Luiz Faria da Silva/Engenharia de Computação Campo Grande