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ProfEPT

Seminário reforça pluralidade do mestrado profissional

Alunos do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica apresentam produtos educacionais no evento, que segue nesta terça-feira, 12
por Juliana Aragão publicado: 12/04/2022 13h36 última modificação: 12/04/2022 13h51
  • Rosane analisa as contribuições dos produtos educacionais para a formação dos estudantes - Foto: Ascom/IFMS

  • Rosiane está criando um manual interativo para a atuação dos monitores - Foto: Ascom/IFMS

  • Gustavo propõe um curso para formar servidores no atendimento a estudantes autistas - Foto: Ascom/IFMS

  • Luiz Roberto estuda recursos e estratégias para alunos com baixa visão nas práticas de laboratório - Foto: Ascom/IFMS

  • Hugo propõe atividades online para integrar Eletrodinâmica e Arduíno - Foto: Ascom/IFMS

Uma das principais características dos cursos de mestrado profissional, nos quais pesquisas em diferentes áreas do conhecimento resultam em produtos educacionais, está evidenciada no IV Seminário de Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que teve início nessa segunda-feira, 11, em Campo Grande.

No evento, que marca o início das atividades da quarta turma do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo IFMS na Capital, alunos que ingressaram em 2019 e 2021 estão tendo a oportunidade de apresentar os produtos educacionais em desenvolvimento.

Nos dois dias do seminário, realizado no Completo Multiuso da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), serão apresentados 22 trabalhos com as mais variadas temáticas e que visam atender estudantes e servidores da educação profissional e tecnológica. 

"A proposta é oferecer o curso a servidores de campi que atendem estudantes autistas, e depois abrir a oferta à comunidade externa. O conteúdo propõe a reflexão sobre o que é, de fato, incluir", comenta o mestrando Gustavo Araújo.

Gustavo Araújo, assistente de alunos do Campus Aquidauana e historiador, decidiu criar um curso livre a distância para formar servidores do Instituto no atendimento a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

"Tenho um filho autista de 13 anos e trabalho com alunos, por isso resolvi criar essa formação. A proposta é, inicialmente, oferecer o curso a 40 servidores de Aquidauana, Campo Grande e Três Lagoas, campi que atendem estudantes autistas, e depois abrir a oferta à comunidade externa. O conteúdo propõe a reflexão sobre o que é, de fato, incluir", comenta.

Com três módulos, o curso abordará conceitos da inclusão e da educação profissional e tecnológica, entre outros conteúdos, que serão disponibilizados aos alunos por meio de vídeos e animações. O desenvolvimento do produto educacional é orientado pelo professor do Campus Campo Grande, Dejahyr Lopes Junior.

A mestranda Rosiane Lemos, técnica em assuntos educacionais da UFMS e pedagoga, está criando um manual digital interativo para os estudantes que participam do Programa de Monitoria. A orientação é do professor Claudio Zarate Sanavria, do Campus Nova Andradina.

"O manual traz o conteúdo do regulamento da monitoria com infográficos e desenhos em estilo de cartoon, e ainda dicas, links de plataformas, filmes e sugestões de leituras", explica a aluna do ProfEPT, Rosiane Lemos.

"A relevância da monitoria é um pouco desconhecida tanto para os monitores quanto para os estudantes que precisam desse apoio dos colegas. O manual em formato digital, mediado pela interatividade, traz o conteúdo do regulamento da monitoria e outras informações em linguagem acessível a esse público jovem. Para isso, utilizamos infográficos e desenhos em estilo de cartoon, e ainda acrescentamos dicas, links de plataformas, filmes e sugestões de leituras", explica.

O coordenador acadêmico local do mestrado profissional no IFMS, Dante Alighieri Alves de Mello, reforça que o ProfEPT é aberto a estudantes e professores de qualquer área de formação.

“Isso é um desafio, pois nos leva a buscar novos conhecimentos, mas é também a grande riqueza do programa, porque permite com que a gente saia da zona de conforto e amplie o nosso olhar. Além disso, essa característica do mestrado profissional nos leva a ter uma compreensão melhor sobre o que é o ensino técnico integrado".

  • A reitora Elaine Cassiano destacou ações de estímulo à produção científica - Foto: Alessandro Riquelme

  • Rony Freitas, professor do Ifes, fez um resgate histórico e falou sobre os desafios do ProfEPT - Foto: Ascom/IFMS

  • O coordenador local do ProfEPT, Dante Mello, ressaltou a retomada do evento em formato presencial - Foto: Ascom/IFMS

Abertura - O evento foi aberto pela reitora Elaine Cassiano, que ressaltou o apoio do IFMS à iniciativa do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) de propor a criação de um curso de doutorado em rede, sob coordenação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

"Estamos em vias de implementar a editora do IFMS e de lançar uma revista científica, para que possamos dar publicidade às pesquisas desenvolvidas no âmbito da instituição", destaca a reitora Elaine Cassiano.

A reitora também trouxe boas notícias para quem faz pesquisa na instituição.

"Estamos em vias de implementar a editora do IFMS e, concomitantemente, lançar uma revista científica, para que possamos dar publicidade às pesquisas desenvolvidas no âmbito da instituição. Destacamos ainda os últimos investimentos, que somam R$ 17 milhões, para a ampliação da infraestrutura dos nossos campi, o que reflete na produção científica. Não se faz educação profissional e tecnológica sem laboratório", destaca.

A retomada do seminário em formato presencial foi comemorada pelo coordenador acadêmico local do ProfEPT. Em 2021, o evento precisou ser realizado de forma remota, em virtude da pandemia de Covid-19.

“É com muita alegria que estamos aqui, reunidos presencialmente, pois esse é um dos poucos momentos em que conseguimos reunir os estudantes de todos os semestres do curso. Para os que estão ingressando agora é um convite à reflexão sobre o que é a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o que é o ProfEPT, qual a sua origem e quais os desafios do programa", ressalta Dante.

"O seminário é um convite à reflexão sobre o que é a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e o ProfPET, a origem e os desafios do programa", ressalta o coordenador local do curso, Dante Mello.

Por meio de uma transmissão pelo Google Meet, o professor do Ifes Rony Freitas, primeiro coordenador nacional do ProfEPT, falou sobre a importância do programa para a Rede Federal e para o modelo de ensino fruto da criação dos institutos federais.

"No início de 2016, quando começamos a pensar na criação do ProfEPT, a Rede Federal já tinha mais de um milhão de estudantes matriculados e cerca de 60 mil servidores. Um dos desafios, naquele momento, era aperfeiçoar a formação dos docentes e técnicos da educação profissional e tecnológica, e o mestrado profissional surgiu nesse contexto".

Rony explicou ainda porque optou-se por ofertar um curso de mestrado profissional em rede, e não acadêmico, mostrou dados sobre a abrangência do programa e ressaltou a importância da interdisciplinaridade no curso.

Programação - Nesta terça-feira, 12, ingressantes no mestrado profissional em 2021 continuaram apresentando os produtos educacionais que estão sendo desenvolvidos. No período da manhã, foram 15 apresentações.

A partir das 14h, a professora Clarice Monteiro Escott, que coordena o ProfEPT no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), ministra a palestra "Panorama e Tendências da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil".

Na sequência, estudantes da especialização em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica, ofertada pelo IFMS, também terão a oportunidade de apresentar as pesquisas que estão sendo desenvolvidas.

A programação completa do evento está disponível no site do seminário.

Os inscritos que comprovarem a participação nas atividades por meio da assinatura nas listas de presença receberão a respectiva certificação. A carga horária total é de 17 horas.

ProfEPT - A primeira pós-graduação stricto sensu do IFMS começou a ser ofertada em 2018. Sob a coordenação do Ifes, o curso é oferecido por instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O mestrado profissional, com vagas destinadas a servidores da Rede Federal e ao público externo, visa à produção de conhecimento e ao desenvolvimento de produtos educacionais voltados ao ensino da educação profissional e tecnológica.

Para 2022, foram ofertadas 942 vagas nas 40 instituições associadas ao programa em todo o Brasil. 

Mais informações sobre o mestrado profissional ofertado pelo IFMS estão disponíveis na página do curso.