Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Últimas semanas para inscrição no mestrado profissional

ProfEPT

Últimas semanas para inscrição no mestrado profissional

São 22 vagas para a pós-graduação stricto sensu em Educação Profissional e Tecnológica, ofertada em Campo Grande. Seleção será em fevereiro
por Vinicius Vieira publicado: 09/11/2022 08h56 última modificação: 10/11/2022 14h13

Termina no próximo dia 22 o prazo para inscrições no Exame Nacional de Acesso ao mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado gratuitamente por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

No Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foram abertas 22 vagas para o Campus Campo Grande, divididas igualmente entre servidores da Rede Federal e demais interessados. Há cotas para candidatos com deficiência, bem como para pretos, pardos e indígenas.

Os interessados devem possuir ensino superior completo e realizar a inscrição pela página do ProfEPT, onde também está publicado o edital de abertura do processo seletivo. A taxa é de R$ 100.

O programa de pós-graduação prevê aulas presenciais e a distância, às segundas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde. O campus do IFMS na Capital está localizado na Rua Taquari, n° 831, Santo Antônio.

Exame – Será feito por meio de prova presencial, marcada para 12 de fevereiro de 2023, com 50 questões de múltipla escolha.

A prova abordará as bases conceituais e históricas da Educação Profissional e Tecnológica, além de metodologias de pesquisa, teorias e práticas de ensino e aprendizagem, conforme indicado nas referências listadas no item 5 do edital de abertura.

O resultado final da prova será divulgado no dia 8 de março. O início do curso está previsto para o dia 20 do mesmo mês.

ProfEPT – O curso é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e tem o objetivo de produzir conhecimento científico com o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado, pertinentes à educação profissional, técnica e tecnológica.

A área de concentração do mestrado é Educação Profissional e Tecnológica (EPT), sendo duas as linhas de pesquisa:

• Práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica; e
  • Organização e memórias de espaços pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica.

Mais informações sobre o curso estão disponíveis na página do ProfEPT do Campus Campo Grande.

Em caso de dúvidas sobre a seleção, o contato deve ser feito pelo e-mail profept@ifms.edu.br.

* Texto alterado às 11h16 de 09/11/2022 para correção do link do edital de abertura do processo seletivo.

** Texto alterado às 14h15 de 10/11/2022 para atualização do período de aulas, conforme edital retificador.