Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Últimos dias de inscrição para cursos do Qualifica Mais

Qualificação profissional

Últimos dias de inscrição para cursos do Qualifica Mais

São 410 vagas nos cursos Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis e Microempreendedor Individual, em Campo Grande e Três Lagoas
por Vinicius Vieira publicado: 28/04/2022 08h51 última modificação: 28/04/2022 08h54

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe até esta sexta-feira, 29, as inscrições no processo seletivo para ingresso em cursos de qualificação profissional dos Programas Qualifica Mais Energif e Qualifica Mais Progredir.

São ofertadas 410 vagas nos cursos de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (80 em Campo Grande e 80 em Três Lagoas) e de Microempreendedor Individual (250 vagas em Campo Grande).

O candidato deve ter 18 anos ou mais e ensino fundamental completo. Para o curso de Microempreendedor Individual, também é preciso ser beneficiário ou dependente de beneficiário do Programa Auxílio Brasil, ou cadastrado no CadÚnico e/ou NIS.

O edital com as regras do processo seletivo está disponível na Central de Seleção

Inscrições - São gratuitas e devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção.

No ato da inscrição, o candidato deve enviar digitalmente, em arquivo único, fotocópia dos seguintes documentos, em formato .pdf, .doc ou .zip:

  • RG ou outro documento oficial de identificação com foto;
  • CPF ou documento oficial em que conste o CPF;
  • documento que comprove escolaridade mínima exigida para o curso ou comprovante de escolaridade superior à mínima;
  • documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros entre 19 e 45 anos de idade completos ou a serem completados até 31 de dezembro do ano corrente;
  • foto 3x4 recente.

Seleção - Será feita por sorteio eletrônico, previsto para ocorrer em 5 de maio, conforme o cronograma da seleção (anexo I do edital). O resultado, com a classificação de todos os candidatos, deverá ser publicado no dia 9.

A classificação final e a convocação em primeira chamada para matrículas estão previstas para 12 de maio.

O início das aulas do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis está agendado para 23 de maio. A qualificação poderá ser dividida em duas turmas, sendo uma no primeiro semestre e outra no segundo.

Já o curso de Microempreendedor Individual terá início em 14 de junho, e poderá ser ofertado em etapas no decorrer do ano.

Os cursos são oferecidos na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), cuja carga horária mínima é de 160 horas. As aulas serão ministradas presencialmente no período noturno (18h50 às 22h45), com possibilidade de atividades desenvolvidas, esporadicamente, também nas manhãs de sábado.

Qualifica Mais Progredir - É uma linha de fomento para a oferta de cursos de qualificação profissional de Microempreendedor Individual (MEI) voltado a beneficiários do Programa Auxílio Brasil.  

iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Cidadania. Foram pactuadas, em todo o país, um total de 51 mil vagas em 80 municípios, com instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e com instituições públicas da rede estadual de educação.  

Qualifica Mais Energif - É uma linha de fomento para a oferta de vagas no curso de qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, com carga horária mínima de 200 horas. Segundo o site do programa, serão ofertadas até 9 mil vagas em 85 localidades.

A iniciativa atende aos objetivos do Programa Energif, estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), que foca em medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, assim como na ampliação da oferta de cursos por suas unidades.