Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Últimos dias de inscrições para auxílios estudantis

Cadastro de Reserva

Últimos dias de inscrições para auxílios estudantis

Prazo vai até sexta-feira, 12. Estudantes de cursos técnicos e da graduação serão classificados para receber seis modalidades de auxílios
por Vinicius Vieira publicado: 09/08/2022 09h00 última modificação: 09/08/2022 09h00

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe até sexta-feira, 12, as inscrições no processo seletivo que visa formar de cadastro de reserva para a concessão dos auxílios Permanência, Transporte, Moradia Estudantil, Indígena e Quilombola, e Alimentação.

A seleção se destina a estudantes dos cursos presenciais do ensino técnico integrado, técnico subsequente e de graduação, dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

As inscrições devem ser feitas pela Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS, onde é possível consultar o edital de abertura do processo seletivo.

O estudante precisa preencher o formulário de inscrição, bem como responder ou atualizar o Questionário Socioeconômico. É necessário ainda realizar o upload da documentação descrita no Anexo 1 do edital de abertura.

O candidato deverá escolher a quais auxílios pretende concorrer. É possível optar por todas as modalidades ofertadas pelo campus em que está matriculado, desde que se enquadre nos requisitos solicitados.

O cadastro de reserva contemplará estudantes a partir da liberação de recursos destinados à assistência estudantil, bem como de valores excedentes de outros editais devido a desistências, cancelamentos ou conclusão de cursos.

Os benefícios variam de R$ 80 a R$ 300, e poderão ter vigência entre agosto e dezembro de 2022.

Requisitos - Para concorrer, o estudante deve estar matriculado e frequentando regularmente, pelo menos, três unidades curriculares presenciais, no período de vigência do auxílio; não estar cursando apenas o estágio obrigatório, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e/ou atividade complementar; nem apresentar no histórico escolar mais do que duas reprovações por falta, nas unidades curriculares no semestre anterior.

Também é necessário comprovar renda familiar per capita não excedente a 1,5 salário mínimo.

Além disso, especificamente em relação ao Auxílio Transporte, o candidato deverá atender às especificidades de cada campus e não ter condições de acesso garantidas por iniciativas voltadas ao transporte gratuito.

Já o Auxílio Moradia será destinado, exclusivamente, aos estudantes que comprovarem residir em casa alugada ou república estudantil e que mudaram da cidade de origem, a fim de ingressar em um dos cursos do IFMS, e residir no município onde o campus está localizado, comprovando que possui gastos com aluguel.

Seleção - Os inscritos serão classificados por ordem crescente de renda per capita, tendo prioridade:

• pertencentes a núcleos familiares beneficiários do Programa de Transferência de Renda, tais como Auxílio Brasil (Bolsa Família), Vale Renda e Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas);
  • aqueles que residam em comunidades quilombolas ou indígenas;
  • alunos que tenham cursado todas as séries anteriores em escola pública.

Os estudantes cuja família apresentar bens patrimoniais acima de R$ 300 mil, declarados juntos à Receita Federal, serão classificados após o atendimento das prioridades, independentemente da colocação que tenham obtido.

A previsão é que os resultados preliminar e final sejam publicados nos dias 6 e 12 de setembro, respectivamente, na Central de Seleção do IFMS.