Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Últimos dias para participação no Programa Auxílio Monitoria

Estudante

Últimos dias para participação no Programa Auxílio Monitoria

Inscrições terminam na quarta-feira, 17. São ofertados 156 auxílios para discentes do ensino técnico e da graduação nos dez campi do IFMS
por Cleyton Lutz publicado: 15/08/2022 13h36 última modificação: 15/08/2022 13h36

As inscrições para a seleção do Programa Auxílio Monitoria do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), voltada ao segundo semestre, terminam na quarta-feira, 17. 

Foram disponibilizados 156 auxílios mensais. Os contemplados desenvolverão atividades de monitoria durante oito horas semanais. O valor mensal vai de R$ 150, para alunos do ensino técnico, a R$ 300, para acadêmicos de graduação. 

O interessado em participar deve utilizar a Página do Candidato. O estudante poderá escolher apenas um campus/área/turno, além de anexar o comprovante de dados bancários. 

Para participar é necessário estar cursando, no mínimo, o 2º período, ter sido aprovado nas unidades curriculares que caracterizam a área da monitoria pretendida e possuir compatibilidade entre os horários das atividades acadêmicas e os propostos para o desenvolvimento da monitora. 

O candidato também não pode ter sido monitor nos últimos quatro semestres consecutivos, não ter desistido da atividade de monitoria anteriormente e nem estar respondendo a Processo Disciplinar Discente. 

Há possibilidade de acadêmicos de graduação se inscreverem para vaga de monitoria em curso técnico, desde que tenham sido aprovados em unidade curricular com ementa compatível com a unidade curricular da monitoria pretendida, conforme critérios estabelecidos no Art. 77 do Regulamento da Organização Didático-pedagógica do IFMS (ROD). 

O edital de abertura, com as normas do processo seletivo, está publicado na Central de Seleção. No mesmo endereço é possível ainda verificar a distribuição das vagas ofertadas, as unidades curriculares contempladas e o turno em que poderá ser realizada a monitoria. 

Seleção – Será realizada em duas etapas pelo diretor de ensino do campus, coordenador de curso/eixo e docente das áreas contempladas, preferencialmente o professor-orientador da monitoria. 

A primeira etapa é uma entrevista, prevista para ocorrer entre 19 a 26 de agosto. Nela serão avaliados a disponibilidade do candidato, o interesse pela área, o perfil para a atividade de monitor e a desenvoltura. 

A outra nota virá do Coeficiente de Rendimento (CR), considerando apenas as unidades curriculares da área em que o estudante concorre. 

Os resultados preliminar e final serão divulgados nos dias 30 de agosto e 2 de setembro, respectivamente. 

Programa – A monitoria é uma das iniciativas do Programa de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFMS, cujo objetivo principal é apoiar as atividades que contribuam para o fortalecimento dos cursos da instituição. 

Os objetivos do programa são prestar apoio ao aprendizado dos estudantes e despertar neles o interesse pelo ensino, além de oportunizar a participação no processo educacional e em situações extracurriculares que o conduzam à plena formação.