Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Visitas técnicas reforçam formação dos estudantes

Visitas técnicas reforçam formação dos estudantes

Neste ano, IFMS destinou R$ 128 mil para a realização da atividade pedagógica que visa alinhar teoria e prática na formação dos estudantes
por Osvaldo Sato publicado: 13/12/2022 12h29 última modificação: 14/12/2022 15h19
  • Estudantes do IFMS visitam a Usina Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR) - Foto: Divulgação/IFMS

• Na ocasião, os estudantes conheceram o Marco das 3 Fronteiras - Foto: Divulgação/IFMS

• Grupo visitou as Cataratas do Iguaçú, um dos principais pontos turísticos do país - Foto: Divulgação/IFMS

• Para o estudante Arthur, a visita ao Paraná ficará para marcada para sempre - Foto: Divulgação/IFMS

• O Parque das Aves também fez parte do roteiro da visita técnica - Foto: Divulgação/IFMS

Para cumprir a missão de ofertar educação de excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão nas diversas áreas do conhecimento técnico e tecnológico, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) desenvolve uma série de atividades pedagógicas. Uma delas são as visitas técnicas, que visam promover a formação profissional por meio das trocas de experiências e aprendizados complementares à formação integral dos estudantes.

“Nas visitas, os estudantes realizam a integração entre teoria e prática, vivenciam ambientes de trabalho  e melhoram a formação científica, cultural e tecnológica”, ressalta a pró-reitora de Ensino do IFMS, Cláudia Fernandes.

Neste ano, o IFMS destinou R$ 128 mil para a realização de 35 visitas técnicas dentro e fora de Mato Grosso do Sul. Os recursos foram utilizados para o pagamento de auxílios aos estudantes participantes. O fomento foi concedido por meio de dois editais, válidos para cada semestre letivo, nos quais os professores puderam submeter propostas das atividades.

A pró-reitora de Ensino do IFMS, Cláudia Fernandes, destaca que a retomada das visitas técnicas, após os dois anos de restrições da pandemia, foi recebida com grande entusiasmo pelos estudantes.

“São oportunidades únicas para os estudantes participantes, que nessas visitas realizam a integração entre teoria e prática, vivenciam ambientes que poderão ser os lugares onde irão trabalhar futuramente  e melhoram a formação científica, cultural e tecnológica”, ressalta a pró-reitora.

Nos editais da Pró-Reitoria de Ensino, os docentes puderam submeter propostas das seguintes naturezas:

• participação, como visitante, em feiras, congressos, seminários, exposições e eventos similares;
  • visitas às instituições públicas e privadas; visitas às empresas e/ou institutos de pesquisa, de serviços e/ou produção;
  • visitas às propriedades rurais ou locais públicos; e
  • participação, como visitante, em atividades culturais e desportivas.
“A viagem nos proporcionou conhecimento prático, além de enriquecimento cultural e das nossas relações interpessoais. A experiência ficará marcada para toda minha vida”, afirma o estudante Arthur Santos.

Para o estudante Arthur Santos, do curso técnico de Eletrotécnica do Campus Três Lagoas, a visita à Usina Binacional de Itaipu, localizada em Foz do Iguaçu (PR), oportunizou aprendizado e trocas de experiências.

“A viagem para esta visita técnica nos proporcionou o conhecimento prático e também um enriquecimento cultural e das nossas relações interpessoais. A experiência ficará marcada para toda minha vida”, afirma.

Além da Usina de Itaipu, os estudantes visitaram as Cataratas do Iguaçu, o Marco das Três Fronteiras e o Parque das Aves, importantes pontos turísticos e históricos do município paranaense.

Estudantes do IFMS visitam o Comando Militar do Oeste, em Campo Grande - Foto: Divulgação/IFMS

Teoria e prática - Além das visitas técnicas com fomento institucional, foram realizadas também atividades sem o pagamento de auxílios aos estudantes, isso porque ocorreram dentro do mesmo município da oferta do curso.

Uma dessas visitas levou estudantes do Campus Campo Grande ao 6º Centro de Telemática de Área, unidade técnica do Comando Militar do Oeste (CMO). A atividade foi proposta pelo professor de Informática, Victor Lima.

“As visitas técnicas são uma ótima oportunidade de complemento acadêmico, já que podemos aprender na prática como funciona boa parte do que nos foi ensinado durante o curso”, destaca a estudante Sara Vital.

A estudante Sara Vital destaca a importância de ampliar os conhecimentos teóricos com a aplicação prática.

“As visitas técnicas são uma ótima oportunidade de complemento acadêmico, já que podemos aprender na prática como funciona boa parte do que nos foi ensinado durante o curso”, destaca a jovem.

Editais - Neste ano, foram publicados dois editais para concessão de auxílio financeiro aos estudantes participantes de visitas técnicas.

No primeiro semestre, o IFMS publicou o edital 15/2022 e, no segundo semestre, o edital 58/2022. Ambos podem ser consultados na Central de Seleção.

A submissão dos projetos é de responsabilidade de docentes da instituição, de acordo com o Regulamento para Realização de Visitas Técnicas no IFMS.

registrado em: , ,