Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Aberta seleção 2024 do mestrado em educação profissional

ProfEPT

Aberta seleção 2024 do mestrado em educação profissional

Estão sendo ofertadas 16 vagas em Campo Grande, sendo metade para servidores da Rede Federal e metade para público externo
por Paulo Gomes publicado: 29/11/2023 13h46 última modificação: 29/11/2023 14h15

Estão abertas as inscrições para a seleção 2024 do Exame Nacional de Acesso ao mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado gratuitamente por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O processo seletivo é destinado a portadores de diploma de nível superior.

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que oferta o curso em Campo Grande, abriu 16 vagas, divididas igualmente entre servidores da Rede Federal e demais interessados. Há cotas para candidatos com deficiência, bem como para pretos, pardos e indígenas. 

Os interessados podem se inscrever até 04 de janeiro, na página do ProfEPT, onde também está publicado o edital de abertura do processo seletivo.

A taxa de inscrição é de R$ 150, sendo que o pedido de isenção vai até 24 de outubro. Podem fazer a solicitação candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e membros de família de baixa renda. A isenção deve ser solicitada no ato da inscrição até 01 de dezembro.

Aqueles que tiverem o pedido de isenção indeferido deverão, assim como os demais candidatos, fazer o pagamento da inscrição até a data limite de 05 de janeiro de 2024. 

Exame – Consistirá em uma prova presencial, marcada para 25 de fevereiro de 2024.

Composta por 50 questões de múltipla escolha, a prova abordará as bases conceituais e históricas da Educação Profissional e Tecnológica, além de metodologias de pesquisa, teorias e práticas de ensino e aprendizagem, conforme indicado nas referências listadas no item 5 do edital de abertura.

O resultado final da prova será divulgado no dia 13 de março. O início do curso está previsto para o dia 02 de abril.

O programa de pós-graduação prevê aulas presenciais e a distância, às segundas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde. O Campus Campo Grande do IFMS está localizado na Rua Taquari, n° 831, Santo Antônio. 

ProfEPT – Neste processo seletivo, são oferecidas 654 vagas em todo o país. 

O curso é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC) e tem o objetivo de produzir conhecimento científico com o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado, pertinentes à educação profissional, técnica e tecnológica. 

A área de concentração do mestrado é Educação Profissional e Tecnológica (EPT), sendo duas as linhas de pesquisa:

  • “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica”; e
  • "Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica”. 

Mais informações sobre o curso estão disponíveis na página do ProfEPT do Campus Campo Grande.

Em caso de dúvidas sobre a seleção, o contato deve ser feito pelo e-mail .