Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Aberta seleção de projetos de pesquisa aplicada

Aberta seleção de projetos de pesquisa aplicada

Propostas devem trazer soluções inovadoras para o setor produtivo. Selecionadas receberão apoio financeiro para custeio e bolsas estudantis
por Osvaldo Sato publicado: 07/07/2023 08h14 última modificação: 07/07/2023 08h14

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas na seleção de projetos de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação, a serem desenvolvidos entre setembro deste ano e agosto de 2024.

Serão selecionadas até dez propostas que poderão receber até R$ 10 mil para aquisição de materiais de consumo (custeio). Os projetos também receberão fomento para o pagamento de bolsas a estudantes dos níveis médio e superior, com valores mensais de R$ 300 e R$ 700, respectivamente.

As propostas devem ter foco no desenvolvimento de soluções inovadoras que atendam as necessidades do setor produtivo e sejam passíveis de proteção e/ou registro de propriedade intelectual.

O edital com as regras da seleção está disponível na Central de Seleção do IFMS.

Propostas - Devem buscar o desenvolvimento de soluções aplicadas de acordo com uma das linhas abaixo:

I . Linha A: Inovações tecnológicas - Propostas de soluções a problemas específicos do setor produtivo local, regional ou nacional que gerem patente de invenção, modelo de utilidade ou patente implementada por programa de computador.

II. Linha B: Inovações socioambientais - Propostas de soluções socioambientais que atendam a, no mínimo, 2 (dois) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A proposta deve prever a execução de, no mínimo, dois planos de trabalho, sendo um relativo ao desenvolvimento da pesquisa e outro ao gerenciamento e elaboração da proteção e/ou registro de propriedade intelectual.

Cada uma deverá prever a participação de estudantes, bolsistas ou voluntários, limitando-se a, no máximo, um estudante bolsista para cada plano de trabalho. Para cada plano, deverá haver um orientador, podendo ser distinto do coordenador.

Poderão participar como bolsistas, por projeto: três estudantes de nível médio; ou dois estudantes de nível superior; ou um estudante de nível superior e um do médio.

Submissão - Deve ser feita pelo coordenador da proposta até de 21 de agosto, por meio do Módulo Pesquisa do Suap (Sistema Unificado de Administração Pública).

Os documentos e formulários a serem apresentados constam no checklist de submissão publicado na Central de Seleção.

Seleção - Será feita em duas etapas, sendo a primeira de análise documental, de caráter eliminatório, onde será verificada a elegibilidade da proposta avaliada pela correta submissão dos documentos obrigatórios.

Na segunda etapa, a proposta será avaliada de forma classificatória, por meio de uma comissão ad hoc nomeada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), onde serão avaliados o mérito científico, o nível de maturidade tecnológica, a viabilidade de execução dos planos de trabalho e seu impacto socioambiental.

A previsão é que o resultado final da seleção seja divulgado no dia 31 de agosto.

Para mais informações sobre o edital o contato é .