Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Aberta submissão de projetos em edital de fluxo contínuo

Aberta submissão de projetos em edital de fluxo contínuo

Pesquisas poderão ser desenvolvidas com participação de docentes, técnico-administrativos, estudantes e pesquisadores de outras instituições
por Osvaldo Sato publicado: 14/02/2023 09h14 última modificação: 14/02/2023 09h25

Foi aberto na última sexta-feira, 10, o período para submissão de projetos de pesquisa a serem desenvolvidos no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), de fevereiro a novembro deste ano.

O edital nº 08/2023, publicado na Central de Seleção, é de fluxo contínuo, ou seja, os projetos poderão ser submetidos a qualquer momento, dentro do período de vigência do edital.

O objetivo é fomentar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico da instituição, por meio da seleção de projetos de pesquisa e indicação de estudantes a serem vinculados ao Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pitec).

O edital não prevê a concessão de auxílio financeiro para o desenvolvimento das atividades nem bolsas aos estudantes envolvidos. Os projetos selecionados deverão ser executados pelo período de até um ano, a partir da publicação da aprovação.

No último ano, segundo a Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Propi) do IFMS foram submetidos e desenvolvidos um total de 31 projetos de pesquisa.

Projetos – A equipe do projeto de pesquisa poderá ser composta por até três pesquisadores, nas funções de coordenador/orientador, orientador, coorientador e colaborador.

As funções de coordenador, orientador, co-orientador são destinadas a docentes do Instituto Federal. Na função de colaborador, serão aceitos técnicos-administrativos, docentes temporários e pesquisadores de outras instituições.

Os estudantes voluntários, de nível técnico ou superior, serão os executores das ações do projeto.

Os resultados alcançados nos projetos poderão ser apresentados na Feira de Ciência e Tecnologia de seu campus, Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFMS (Semict) e em outros eventos, tais como congressos e jornadas científicas.

Submissão  A submissão dos projetos deve ser feita pelo professor coordenador, exclusivamente no Módulo Pesquisa do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap).

Para inscrever-se, os coordenadores deverão assegurar-se do atendimento quanto aos critérios de elegibilidade exigidos aos participantes de sua equipe.

Cada projeto poderá contemplar mais de um plano de trabalho, cada um contribuindo de forma distinta e específica para o desenvolvimento da pesquisa proposta, respeitando o limite máximo de três planos de trabalho, prevendo a participação de estudantes voluntários, limitando-se a um estudante por plano de trabalho.

Avaliação – Será realizada com base no mérito do projeto e no alinhamento aos objetivos do Pitec.

A avaliação do mérito científico e/ou tecnológico e de execução dos projetos será realizada por dois avaliadores ad hoc do Banco de Avaliadores Externos e Internos do Instituto Federal.

Os resultados serão divulgados, quinzenalmente, na Central de Seleção.