Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Abertas 270 vagas em curso de qualificação profissional

Energias Renováveis

Abertas 270 vagas em curso de qualificação profissional

Curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis é oferecido em Campo Grande e Três Lagoas. Estudantes receberão auxílios de R$ 800
por Laura Silveira publicado: 13/04/2023 13h38 última modificação: 13/04/2023 13h38

Estão abertas as inscrições na seleção para ingresso no curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, ofertado gratuitamente pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), por meio do Programa Qualifica Mais Energif.

São 150 vagas em Campo Grande e 120 vagas em Três Lagoas. Os requisitos para participação é ser maior de idade e com ensino fundamental completo.

Os interessados podem se inscrever até 13 de maio, pela Página do Candidato da Central de Seleção, onde também está publicado o Edital nº 026/2023 com todas as regras do processo seletivo.

Está previsto o pagamento de auxílios alimentação e transporte aos estudantes, no valor total de R$ 800, condicionado à efetiva participação no curso e possuir conta bancária em seu próprio nome.

Com duração de 200 horas, o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) é oferecido na modalidade presencial e no período noturno. Haverá aulas em alguns sábados para trabalho didático em painéis solares.

De acordo com o Guia Pronatec de Cursos FIC, o perfil profissional do Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis é de analisar, quantificar e realizar instalação, reparação e manutenção elétrica de sistemas de geração de energia residencial e comercial através de painéis solares fotovoltaicos e/ou pequenos aerogeradores.

Seleção - Os candidatos inscritos serão selecionados mediante sorteio eletrônico, previsto para 22 de maio.

A divulgação do resultado final e primeira chamada será em 26 de maio, com matrículas a partir do dia 29.

Serão criadas três turmas em cada campus, levando em consideração a ordem do sorteio e a quantidade de vagas disponíveis para cada turma:

Turma Classificação do candidato no sorteio Período das aulas (estimado)
Turma A De 1 a 50 - Campus Campo Grande
De 1 a 20 - Campus Três Lagoas
05/06/23 a 09/09/23
Turma B De 51 a 100 - Campus Campo Grande
De 41 a 80 - Campus Três Lagoas
11/09/23 a 30/11/23
Turma C De 101 a 150 - Campus Campo Grande
De 81 a 120 - Campus Três Lagoas
04/03/24 a 24/05/24

Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito para o e-mail .

O Qualifica Mais Energif é uma linha de fomento para a oferta de vagas no curso de qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis com carga-horária mínima de 200h.

Qualifica Mais Energif - Atende aos objetivos do Programa Energif, estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), cujo foco são medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, além da ampliação da oferta de cursos por suas unidades.

Entre suas vertentes de apoio estão a aquisição de equipamentos de infraestrutura para geração de energia elétrica por fontes renováveis e a implementação de cursos para formação de profissionais na área.

Saiba mais na página do Qualifica Mais Energif.